Atividades Complementares

 

As Atividades Complementares são componentes curriculares introduzidos nas estruturas curriculares dos cursos de graduação da Faculdade Ideal, obrigatórios, enriquecedores e implementadores do perfil do formando dos cursos superiores de graduação da IES. Possibilitam a flexibilização do currículo pleno, propiciam aos graduandos o aprofundamento temático e interdisciplinar do curso, o reconhecimento, por avaliação de habilidades, conhecimento e competência do aluno, inclusive adquirida fora do ambiente acadêmico, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mercado do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. Devem ser realizadas durante o período em que o aluno esteja matriculado no curso, ou seja, só serão consideradas as atividades realizadas a partir da data da primeira matrícula do aluno no curso.

As Atividades Complementares são um importante espaço acadêmico para o exercício cotidiano da interdisciplinaridade, pois em cada uma delas os alunos têm a oportunidade não só de visualizar a complexidade da Ciência, como um todo coeso e indivisível, mas também de verificar que nenhuma das disciplinas ministradas é um compartimento estanque e isolado, mas sim uma parte específica de um todo.

As atividades complementares compreendem uma carga horária especifica para cada curso de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação em horas e compõem um conjunto de atividades que, realizadas por escolha e iniciativa do aluno, integram os currículos dos Cursos, sendo desenvolvidas como estratégias didáticas para garantir a interação teoria e prática. Estas integram o rol das atividades acadêmicas curriculares, que são consideradas relevantes para que o estudante adquira competências e habilidades necessárias à sua formação e possa ser avaliado, em um processo continuo e transformador.

As atividades complementares, poderão ser desenvolvidas, no próprio ambiente interno da Instituição, como em outras instituições da comunidade, tais como, empresas públicas e privadas, sedes de organizações não-governamentais, prefeituras, entidades filantrópicas, juizados, etc. É necessário oferecer outras possibilidades e oportunidades ao aluno de forma a permitir o enriquecimento do seu currículo acadêmico, além dos conteúdos e habilidades desenvolvidos pelas disciplinas de fundamentação teórica, do desenvolvimento de atividades práticas e de observação e da inserção no processo do trabalho profissional.

Um professor será responsável pela coordenação das atividades complementares. Cabe a este professor apoiar e orientar os alunos em suas escolhas relacionadas à atividades complementares, sempre que necessário. A orientação não se limita ao último período, será desenvolvida ao longo do semestre para não acumular no último período. O coordenador de atividades Complementares deverá também realizar uma, pré validação dos documentos apresentados para comprovação. A validação final será realizada pelo coordenador do curso.

Convém salientar que a computação das horas de atividades complementares para a integralização de carga horária só será possível se houver aprovação do coordenador acadêmica e da Coordenação do Curso. O não cumprimento das Atividades Complementares previstas para o período implica em dependência que deverá ser realizada até o final do curso.

Os alunos são livres para escolher suas atividades complementares, observando-se o limite de horas para cada atividade específica. A integralização dos créditos necessária à graduação inclui às Atividades Complementares de Graduação, que serão registradas no histórico escolar do aluno. Para tanto, o aluno deverá entregar a comprovação das atividades desenvolvidas.

Os alunos serão orientados e estimulados a participar de Projetos de pesquisa, Seminários, Grupos de Discussão, Congressos, Programas de Iniciação Científica, Programas de Extensão, Programas de Monitoria, Trabalhos Voluntários e Assistenciais na comunidade, além da participação em cursos de atualização e em disciplinas oferecidas por outros cursos da IES ou por outras instituições de ensino, de forma a agregar valor à formação e atender a interesses mais específicos por determinada área da Graduação.. Os alunos deverão comprovar sua participação em tais eventos com certificados, relatórios, atestados ou outro documento que tenha valor legal.

Para regular as modalidades de atividades complementares de integralização curricular da IES, de acordo com a Lei 9.394 / 96, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está apresentado, no Regulamento Interno da mesma e no Regulamento das Atividades Complementares.

 

REDES SOCIAIS

   


Nossas Unidades


Unidade Planaltina-DF
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
Planaltina-DF, CEP:73310-303

Unidade Alto Horizonte - GO
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(62) 3383-3006
(62) 98221-3099
atendimento@unideal.edu.br
Avenida Osmar Rosa da Silva,
esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
Alto Horizonte-GO, CEP: 76560-000

Faculdade Ideal – Unideal | Ideal é ter você!
2018 - Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo