Atualização do Acervo

 

PLANO DE ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

A Biblioteca Ideal, de acordo com os seus recursos orçamentários, deverá adquirir diferentes tipos de materiais com a finalidade de atender aos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos à comunidade pela Faculdade Ideal. O(A) bibliotecário(a) deverá administrar a seleção e a aquisição dos materiais informacionais.

O desenvolvimento e a manutenção do acervo serão de responsabilidade do(a) bibliotecário(a) em parceria com o NDE, colegiado de curso, coordenador (es) de curso (s) e corpo docente, tendo em vista os professores serem conhecedores da literatura, podendo assim selecionar criteriosamente o material a ser adquirido.

Será necessário realizar avaliações periódicas dos acervos, com a finalidade de manter a sua consistência, de acordo com a política proposta pela Instituição está responsável pela infraestrutura da Biblioteca.

É compromisso de a Instituição garantir recursos para manutenção da política de atualização, expansão e renovação permanente do acervo, vinculada à indicação do NDE, colegiado de curso, coordenador (es) de curso (s) e corpo docente, discente e administrativo. Outra questão de compromisso da Instituição é para com toda a infraestrutura concernente à Biblioteca Ideal. Estes recursos estão previstos no planejamento econômico-financeiro de implantação dos cursos e da administração geral da Instituição. Para uma eficiente política de desenvolvimento e formação do acervo é imprescindível a colaboração periódica e constante do corpo docente, discente e administrativo na avaliação de todos os itens constantes do processo que envolve a seleção, aquisição e descarte de material.

Desbastamento é o processo contínuo e sistemático de atualização do acervo, realizado pelo descarte de título e/ou exemplares, com o objetivo de manter a qualidade da coleção. A análise do acervo, realizada pela administração da biblioteca em conjunto com o NDE, Colegiados de Curso, Coordenadores de Curso e Corpo Docente deverá ser feito a cada 5 (cinco) anos ou de acordo com necessidade das diretrizes curriculares nacionais e as inovações cientificas. A biblioteca adotará para o descarte de livros os seguintes critérios:

  1. Inadequação: do conteúdo mediante ao acervo;
  2. Desatualização: a ser considerada a área do conhecimento
  3. Condições físicas: avaliar a substituição ou recuperação do material.

Para periódicos, a avaliação será feita a cada 2 (anos), para a tomada de decisões para:

  1. Cancelamento de títulos que já não atendem as suas necessidades;
  2. Inclusão de novos títulos necessários para o desenvolvimento do conteúdo programático das disciplinas; e
  3. Manutenção dos títulos já adquiridos.
 

REDES SOCIAIS

   


Nossas Unidades


Unidade Planaltina-DF
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
Planaltina-DF, CEP:73310-303

Unidade Alto Horizonte - GO
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(62) 3383-3006
(62) 98221-3099
atendimento@unideal.edu.br
Avenida Osmar Rosa da Silva,
esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
Alto Horizonte-GO, CEP: 76560-000

Faculdade Ideal – Unideal | Ideal é ter você!
2018 - Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo