Como usar o Enem no FIES

Saiba como usar a nota do Enem para financiar até 100% do curso superior pelo Fies



Já pensou em financiar até 100% do seu curso usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Saiba que isso é possível com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que utiliza a pontuação do Enem como um dos critérios de seleção.

O Fies financia entre 50% e 100% da mensalidade do estudante que fizer o Enem e atender as exigências do Ministério da Educação (MEC).

Como o Enem também é requisito para concessão de bolsas de estudos (50% ou 100%) no Programa Universidade Para Todos (ProUni), bolsistas parciais também podem conseguir o financiamento pelo Fies.

Regras do Fies

Se você deseja usar o Enem para financiar seu curso, terá que comprovar a participação no exame a partir de 2010. Caso tenha feito a prova em mais de um ano, escolha o seu melhor desempenho.

O Fies exige uma média de 450 pontos nas provas do Enem e nota acima de zero na redação do exame.

Além da participação no Enem, o candidato precisa atender aos critérios de renda para participar do Fies. Em 2018, o MEC implementou o Novo Fies, financiamento com duas modalidades de vagas: com e sem juros.

FIES – juros zero

No “Novo Fies”, a modalidade juros zero é chamada de Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Esta categoria é para estudantes que tenham renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos.

– Fonte de recurso: Tesouro Nacional
– Juros zero com correção da inflação
– Prestações máximas de 10% da renda familiar
– Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa

P-FIES – juros definidos pelos bancos

A segunda modalidade do Novo Fies é o chamado P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil). Esta categoria recebe inscrições de estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa. Quem tem rendimentos até três salários mínimos pode se inscrever no Fies (juros zero) e no P-Fies.

– Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
– Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado
– Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa

Inscrição no Novo Fies (Fies e P-Fies)

O MEC abre as inscrições do Fies duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e julho. O cadastro é aberto após as divulgações dos resultados do Enem, do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do ProUni, nesta ordem.

Quem pretende usar o Enem para o Fies deve ter seus dados cadastrais atualizados. É importante saber sua senha de acesso às notas do Enem, já que ela será utilizada para acesso à inscrição do Fies. Seu CPF também tem que estar atualizado porque o MEC utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física no Fies Seleção, site do Financiamento Estudantil.

Você pode calcular a sua média do Enem para saber se ela alcança os 450 pontos necessários para se inscrever no Fies. No entanto, o próprio sistema do Fies Seleção tem acesso às suas notas e já faz o cálculo automático da média.

Ter noção da renda é fundamental para saber se tem direito às vagas oferecidas no Fies e em qual modalidade pode se inscrever. Para saber sua renda familiar per capita, some os rendimentos de todas pessoas que moram com você e divida pelo número de integrantes da residência.

Quem for estudante sem renda ou pessoa desempregada basta colocar R$ 0,00 como renda própria, valor que será somado ao restante da família para determinar a renda total. Guardar comprovantes de pagamento (também vale para benefícios sociais do Governo, aposentadoria e bolsas de pesquisa) e ter os dados bancários atualizados são medidas importantes caso o banco solicite a comprovação de renda.

Como saber se fui aprovado no Fies?

O MEC faz uma chamada regular do Fies em cada edição. Os candidatos pré-selecionados (convocados) precisam completar o cadastro no site do Fies Seleção dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação.

Preenchidas as informações no Fies Seleção, os pré-selecionados têm prazos específicos para procurar às universidades e/ou faculdades para levar a documentação necessária. Feita a validação pela Comissão responsável (CPSA), há um novo período para comparecer aos bancos para finalização do financiamento.

REDES SOCIAIS

   


Nossas Unidades


Unidade Planaltina-DF
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
Planaltina-DF, CEP:73310-303

Unidade Alto Horizonte - GO
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(62) 3383-3006
(62) 98221-3099
atendimento@unideal.edu.br
Avenida Osmar Rosa da Silva,
esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
Alto Horizonte-GO, CEP: 76560-000

Faculdade Ideal – Unideal | Ideal é ter você!
2019 - Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo