EaD

 

Perfil do Egresso para o EaD

O projeto pedagógico de cada curso a ser implantado pela Ideal para modalidade EaD contemplará elementos indispensáveis para a formação de egressos que reflita a missão institucional, os objetivos da instituição e os princípios filosóficos na modalidade EaD da IES contidos no PPI da Faculdade.

Em cada projeto pedagógico está definido o perfil profissional levando-se em consideração a formação científica e humanística, enfatizada pelos aspectos éticos, socioambientais e de cidadania, e uma preocupação de entendimento da realidade regional, bem como um propósito de contribuição para com a comunidade local.

Com os currículos estruturados e associados a uma prática transformadora, enfatizando a competência profissional e a habilidade na resolução de problemas, busca-se educar para a autonomia, para a capacidade de iniciativa, de senso-crítico e de autoavaliação, para a responsabilidade e para a ampliação de concepção e realização de projetos de vida e profissionais.

A missão da instituição para modalidade EaD reflete de forma significativa na definição do perfil do egresso e, em decorrência, na construção da matriz curricular proposta para os cursos EaD. A partir do perfil desenhado para o egresso de cada curso da Faculdade, busca-se a construção de matrizes curriculares que refletissem esse ideal, com conteúdos necessários devidamente selecionados, capazes de levar ao desenvolvimento das competências e habilidades esperadas.

A necessidade de preparação dos alunos para o mundo do trabalho, de atendimento às novas demandas econômicas e de emprego, de formação para a cidadania crítica, de preparação para a participação social em termos de fortalecimento ao atendimento das demandas da comunidade e de superação de suas necessidades, de formação para o alcance de objetivos comprometidos com o desenvolvimento harmônico, de preparação para entender o ensino como prioridade fundamentada em princípios ético-filosóficos-culturais-pedagógicos, que priorizem efetivamente a formação de pessoas, reconhecendo a educação como processo articulador/mediador, indispensável a todas as propostas de desenvolvimento sustentável a médio e longo prazos, e a de propiciar formação ética, explicitando valores e atitudes, por meio de atividades que desenvolvam a vida coletiva, a solidariedade e o respeito às diferenças culturalmente contextualizadas foram os pilares da definição do perfil dos egressos.

Competências a serem Desenvolvidas

Para a definição das competências a serem desenvolvidas a Faculdade recorreu ao Referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação. A esses referenciais de cada área, foram acrescentadas as competências próprias dos profissionais que a Faculdade pretende formar.  Independentemente do curso, a Ideal almeja formar profissionais que demonstrem as seguintes competências:

  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais egressos da Ideal deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões, visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem ser capazes de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
  • Comunicação: os profissionais egressos da Ideal devem ser acessíveis e capazes de interagir com outros profissionais e o público em geral, através da comunicação verbal e não-verbal, das habilidades de escrita e leitura e do domínio de tecnologias de comunicação e informação.
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os egressos da Ideal deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
  • Administração e Gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores na equipe que integram.
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, como forma de se manterem atualizados e capazes de atenderem as demandas da sociedade.

Essas competências comuns, bem como as específicas, destacadas por cada Projeto Pedagógico, supõem a formação de atitudes e de valores e o desenvolvimento e domínio de conhecimentos e habilidades gerais e específicos, que levem em conta a realidade local e regional, de sua relação com os avanços das áreas dos cursos a serem ofertados pela Ideal no contexto nacional.

Seleção de Conteúdos

Partindo do princípio de que o ensino deve estar voltado para a interpretação e a transformação da realidade, como consta no perfil de egresso estabelecido pela instituição, os conteúdos dos projetos pedagógicos de cada curso estão selecionados, organizados e situados em um contexto real, refletindo o desenvolvimento teórico-prático do campo da ciência, o percurso percorrido pela sociedade, as necessidades regionais e as características do mundo do trabalho contemporâneo.

Os conteúdos são considerados como um dos recursos utilizados pelos alunos, um instrumento que associado com o conhecimento construído e a prática incentivada, vão nortear a sua trajetória de formação profissional. Nesse processo, opta-se por incorporar conteúdos científicos, universais, amplos e que, com sentido e reflexão, extrapolem a simples aplicação instrumental dos mesmos e se tornem um pilar consistente para o desenvolvimento do indivíduo como profissional e como ser humano que faz a diferença na comunidade em que está inserido.

Os conteúdos são selecionados tendo em vista o perfil do egresso, as competências e habilidades a serem desenvolvidas. Nessa seleção devem ser observados alguns critérios gerais, entre os quais cabe destacar:

  • Relevância social, com vistas a atender às necessidades e condições regionais, guardando-se sua inserção no contexto nacional e internacional, bem como considerando as expectativas dos diferentes segmentos sociais no que se refere à atuação dos profissionais da área;
  • Atualidade, caracterizada pela incorporação de novos conhecimentos produzidos e pela releitura sistemática dos disponíveis, com referência a padrões regionais, nacionais e internacionais do avanço científico-tecnológico e à universalidade do conhecimento;
  • Potencialidade para o desenvolvimento intelectual dos alunos, permitindo-lhes lidar com mudanças e diversidades de ordens diversas, e a busca, avaliação e seleção crítica de novas informações em diversificadas fontes;
  • Conteúdos estruturantes de diferentes campos de conhecimento, com maiores possibilidades de integração horizontal entre as diferentes áreas de estudos e integração vertical, passíveis de organizar a aprendizagem do aluno em níveis crescentes de complexidade.

A cultura, os interesses e as características dos alunos também são critérios centrais considerados na seleção e na organização dos conteúdos ministrados nos cursos oferecidos pela Faculdade Ideal.

Princípios Metodológicos

Destacam-se, como metodologia de ensino-aprendizagem as seguintes atividades: aulas dialogadas, dinâmicas de grupo, leituras comentadas, fichamentos, aulas expositivas, visitas técnicas, aulas práticas, ensaios em laboratórios, estudos de meio, pesquisa bibliográfica e iniciação científica.

Além disso, é estimulado o uso de metodologias de ensino baseadas na interação, tais como a discussão; o debate; a mesa redonda; o seminário; o simpósio; o painel; o diálogo, a entrevista; e o estudo de casos; e o uso, em algumas áreas, da metodologia do aprendizado baseado em problemas, com o estudo centrado em casos reais.

Além das tradicionais práticas amplamente conhecidas, a Faculdade Ideal adota, quando possível, no âmbito dos seus cursos, algumas alternativas didático-pedagógicas, tais como:

  • Utilização de recursos audiovisuais e multimídia em sala de aula;
  • Utilização de equipamentos de informática com acesso à Internet;
  • Desenvolvimento de trabalhos em parceria entre os cursos que são oferecidos pela Faculdade Ideal, cujas atuações venham a complementar de forma recíproca a formação do aluno;
  • Utilização de simulações como recursos didáticos.

Disciplinas ofertadas nos cursos de graduação Presencial

Considerando o aspecto da modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos de ensino-aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota, a Faculdade Ideal disponibiliza atualmente a oferta de disciplinas na modalidade semipresencial em todos os cursos, com base no art. 81 da Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 e Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016.

As avaliações das disciplinas ofertadas na modalidade semipresencial serão presenciais. A direção nomeou um tutor e adequou os conteúdos das disciplinas na plataforma virtual da faculdade. A oferta das disciplinas na modalidade semipresencial inclui métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação.

Nas disciplinas semipresenciais, a frequência do aluno é registrada, nos encontros presencial que acontecem durante o curso e na realização das atividades solicitadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Portanto, as atividades das disciplinas que forem ofertadas de forma parcial ou integral à distância, são consideradas conteúdos aplicados e a sua não realização implicará na aposição de ausência para o aluno nas aulas a que correspondem as atividades não realizadas.

Tecnologias de informação e comunicação – TIC’s – no processo ensino-aprendizagem para o EaD

O Acesso dos estudantes às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) constitui-se como uma prioridade da faculdade, visto que este estimula a Interatividade entre professores, estudantes e coordenação de curso. A faculdade dispõe de um sistema acadêmico desenvolvido para atender suas necessidades, O aluno tem acesso ao sistema pelo portal da faculdade e por meio de login e senha, tem acesso a diversos tipos de serviços. Por meio do sistema acadêmico é possível observar:

  1. a) Controle de frequência dos estudantes;
  2. b) Programação e prevalência das avaliações presenciais sobre outras formas de avaliação;
  3. c) Observância da interdisciplinaridade e contextualização nos processos de avaliação previstos nas disciplinas;
  4. d) Familiaridade dos estudantes com os recursos da informática com o uso de aplicativos disponibilizados nos tabletes,
  5. e) Controle e lançamento de notas;
  6. f) Postagem de material didático;
  7. g) Solicitação de declarações, requerimentos ou documentos diversos.

A utilização da internet e das tecnologias da informação são de suma importância para a formação de um gestor e os programas referentes aos respectivos cursos estarão disponíveis no laboratório de informática.

Procedimentos de Avaliação dos Processos de Ensino Aprendizagem

Avaliação para cursos EaD

O processo de avaliação e o seu resultado deve permitir aos estudantes que se orientem no desenvolvimento da aprendizagem e aos professores que possam planejar e rever suas atividades, considerando os objetivos do curso e o perfil do egresso.

Na educação superior, sobretudo nos cursos de graduação, em que as Diretrizes Curriculares estabelecem o perfil de egresso, as competências e habilidades a serem desenvolvidas durante sua formação, o processo de avaliação, embora muitas vezes se apresente complexo, requer visibilidade do processo de aprendizagem estabelecido na proposta pedagógica de cada curso.

Vale destacar que a avaliação é um método, um instrumento, portanto, ela não tem um fim, em si mesma, mas é sempre um meio, um recurso, e como tal deve ser usada. Neste sentido, a Faculdade Ideal compreende a avaliação, como um instrumento ou método de aferição que pode ao mesmo tempo constatar resultados positivos e negativos, e dar direcionamentos sobre seu processo de ensino-aprendizagem.

O processo de avaliação deverá levar o aluno a tomar consciência de suas dificuldades, compreender o significado do que estuda, refletir sobre o que está sendo realizado e perseverar até conseguir um grau aceitável de compreensão.

Portanto, para atender a esse propósito, a avaliação na Faculdade será diagnóstica, formativa e somativa, proporcionando aos alunos acompanharem seu desenvolvimento e identificar suas deficiências.

Na perspectiva da avaliação diagnóstica, este processo permitirá identificar a existência ou não de conhecimentos para efetivação da aprendizagem, configurando-se como parte integrante do processo de avaliação. Do ponto de vista da avaliação formativa, buscar-se-á o fornecimento de informações que orientarão o docente na melhoria do desempenho dos discentes durante o processo do ensino-aprendizagem.

A avaliação somativa permitirá o fornecimento de informações sobre o desempenho final do aluno e subsidiará a aferição do valor final de sua nota, ou seja, sua aprovação ou reprovação.  A regulamentação da avaliação acadêmica está contida nos artigos do Regimento da Instituição abaixo transcritos, bem como nos projetos pedagógicos dos cursos.

Orientada pela avaliação institucional e pelo modelo e critérios de avaliação da aprendizagem na Ideal, o programa de EaD seguem os procedimentos de acompanhamento da aprendizagem do aluno, do desempenho do professor, da autoavaliação dos atores e da eficácia do programa e de seus aspectos pedagógicos, administrativos e tecnológicos.

A avaliação da aprendizagem do aluno contempla o processo e os resultados alcançados por intermédio de avaliação formativas e somativas referentes ao programa, às disciplinas virtuais, às unidades temáticas.

As avaliações formativas são realizadas online, utilizando o banco de questões de forma randômica, com mecanismo de feedback imediato ou, conforme o caso, feedback do Tutor online e os fóruns de discussão. Ambos os mecanismos respeitam o tempo de aprendizagem de cada aluno e possibilitam a recuperação paralela da aprendizagem, ao indicar no feedback aos alunos os conteúdos que necessitam ser revistos, inclusive com os conteúdos de reforço e complementares, sugeridos pelo Tutor online sob a supervisão do Professor Responsável pela Disciplina.

Considerando a matriz curricular dos cursos de graduação da Faculdade Ideal terem no mínimo 5 (cinco) disciplinas por semestre, a cada mês o aluno terá que concluir uma disciplina conforme previsto no calendário acadêmico e calendário de aulas. Em caso de reprovação na disciplina o discente poderá solicitar via requerimento próprio junto ao DCA – Departamento de Controle Acadêmico da unidade sede ou no polo de apoio presencial a AVII até a primeira semana subsequente da próxima disciplina.

As avaliações somativas são realizadas de forma presencial de acordo com os critérios, normas e procedimentos da Faculdade Ideal. Serão aplicadas da seguinte forma as avaliações de aprendizagem on line e presencial:

  • Avaliação presencial (AVI), será aplicada ao final de cada disciplina conforme calendário acadêmico, incluindo todo conteúdo aplicado na disciplina, contendo 60% de questões objetivas e 40% de questões discursivas, valendo (6 pontos);
  • Será que Aprendi I e II, avaliação realizada na plataforma de ensino e aprendizagem (moodle), está avaliação permitirá ao professor ler, avaliar e comentar as produções dos alunos. Será realizada preferencialmente nos modos de “escrita on-line”, exclusivo para envio de textos simples, ou “envio de arquivo único”, mais adequado a envio de tabelas, gráficos, imagens, PDFS, PPTS, entre outros. As notas ficaram disponíveis para conhecimento do aluno e o professor/tutor pode exportar os resultados para planilha Excel. Um aluno não poderá ver a tarefa do outro. Está atividade terá total (1 pontos cada atividade);
  • Fórum 1, de única discussão simples para discussões curtas o com tempo limitado que abordam um único tema ou assunto. Este fórum será bastante produtivo para manter os alunos focados nas unidades da disciplina. Este terá total de (1 ponto).
  • Fórum 2, fórum P e R (Pergunta e Resposta) será uma avaliação para que professor/tutor abra um debate com uma pergunta para ser respondida pelos alunos. Por padrão esse fórum ocultará as respostas de outros alunos até que se responda à pergunta. Após a postagem inicial os alunos poderão ver e comentar as respostas de outros alunos. Esse recurso garante igual e oportunidade aos alunos e encoraja o raciocínio independente. Este terá total de (1 pontos).

De acordo com os critérios da Faculdade Ideal, o aluno para ser considerado aprovado, deverá obter Média Final (MF) igual ou superior a 7.0 (sete) numa escala de 0 a 10 pontos. O aluno que não conseguir atingir a média 7.0 deverá fazer uma AVII (está de Recuperação com todo conteúdo do Semestre). Nas avaliações escritas, não será permitido o uso de lápis ou grafite, somente canetas de tinta azul ou preta e o tempo máximo de duração das mesmas será de 180 (cento e oitenta) minutos.

Há ainda a segunda chamada, aplicada à AV1. O aluno com direito a segunda chamada é aquele que por motivos de acordo com regimento interno justificou sua ausência e não realizou a AVI.

O desempenho e o progresso do aluno, além de sua participação ativa e cooperativa, são acompanhados continuamente pelo tutor online, pelo coordenador do curso e pelo NEAD e pela coordenação pedagógica, quando for o caso, sendo continuamente estimulados a autoavaliação e o autogerenciamento da aprendizagem.

A frequência dos alunos é mensurada pela sua produtividade; ele terá que realizar no mínimo,75% (setenta e cinco por cento) das atividades propostas. O acompanhamento da realização das atividades para fins de apuração de frequência se faz por intermédio dos relatórios gerenciais do ambiente virtual de aprendizagem (moodle), através da barra de progressão e pela lista de presença nos encontros presenciais.

O projeto de EAD da Faculdade Ideal responde ao sistema de avaliação institucional liderado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ao final de cada período letivo, os alunos de EaD participam da avaliação institucional com itens específicos para Educação a Distância.

 

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