Administração

Unidade: Alto Horizonte
Modalidade: Bacharelado
integralização: A carga horária do curso (3.080 horas) será integralizada no mínimo 08 períodos (04 anos) e no máximo em 16 períodos (08 anos).
Portaria: Autorizado pela Portaria nº 353 de 05/08/2016 e publicado no D.O.U. de 06/08/2016.

R$

476,10 *

48 parcelas

Valor sem desconto R$ 529,00

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

No momento atual em que vivemos levando em conta a globalização e o avanço tecnológico, sabemos que todo o profissional que esteja atuando em qualquer área necessita de constante aperfeiçoamento. Crescer dentro do mercado de trabalho exige além de esforço e habilidade, conhecimento teórico e prático que é construído à medida que as competências imprescindíveis para o profissional de uma área sejam alcançadas na sua forma plena e qualitativa. Sendo assim é pertinente afirmar que os cursos de graduação são o grande caminho que levam um profissional a qualificar-se e estar preparado para atuar em determinadas áreas que farão com que o mesmo tenha um diferencial perante aqueles que ficam estagnados no tempo.

O curso de Administração oferece aos alunos uma formação multidisciplinar e inovadora, alicerçada na experiência da Faculdade Ideal e adaptada ao contexto nacional e regional.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Administração, especificadas pelo órgão federal competente conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 2 de fevereiro de 2004 e Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005 e visa oferecer formação acadêmica em total sintonia com as exigências do mercado, com o código de ética que rege as funções do Administrador e com o processo de mudança e suas novas configurações no meio organizacional, financeiro, político e cultural.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas elas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e recursos humanos. A crise econômica coloca em evidência o especialista em fusões e aquisições de empresas, garantindo negócios lucrativos, e o analista em crédito e risco. A área de vendas requisita profissionais com capacidade para prospectar novos clientes e apresentar soluções que aumentem as vendas da empresa. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

O que você pode fazer

Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Vendas Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

  • Promover a formação de gestores e empreendedores aptos para a supervisão, planejamento, controle e gerenciamento das pessoas e das organizações em geral, mediante desenvolvimento de competências gerais e especificas, atitudes e comportamentos éticos, cidadãos e profissionais relevantes, adaptáveis ao processo de contínua mudança no mundo contemporâneo.
  • Articular os processos de comunicação oral, escrita e digital.
  • Utilizar dos fundamentos teóricos relacionados aos aspectos antropológicos, legais e econômicos, bem como os antecedentes históricos da administração.
  • Capacitar mão de obra técnica para gestão organizacional, tendo como base as ferramentas de gestão, os métodos quantitativos e metodologias de projetos.
  • Dar condições para que os alunos apropriemse dos conhecimentos político, econômico, comportamental, antropológico e social, aplicáveis à realidade local e global das pessoas e das organizações, utilizando-os como referência no desenvolvimento e gerenciamento de programas e projetos.
  • Aplicar técnicas para gestão de pessoas, gestão estratégica e de marketing, utilizando-se de recursos da estatística, da legislação empresarial e da informação aplicáveis nas práticas profissionais.
  • Desenvolver capacitação técnica para a gestão, bem como o domínio de conteúdos relacionados aos indicadores financeiros e orçamentários.
  • Possibilitar a interpretação e utilização das técnicas para o planejamento da gestão e suas aplicabilidades no cenário organizacional.
  • Desenvolver as potencialidades para a gestão de serviços e suas particularidades.
  • Compreender do processo de negociação e de serviços e sua inter-relação com as inúmeras oportunidades apresentadas pelo mercado global, nacional e regional.

O egresso do curso de Administração deverá ter o seguinte perfil profissional: capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observadas níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Junto ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos das disciplinas, as quais observam a articulação entre teoria e prática, valorizando e aproveitando a formação e experiências anteriores em instituições de ensino e na prática profissional, o egresso deverá possuir domínio de conhecimento amplo, incluindo as novas linguagens e tecnologias, de modo comprometido com os valores políticos e éticos inspirados na sociedade democrática.

O curso de Administração objetiva proporcionar aos seus acadêmicos uma formação profissional adequada para que possam desenvolver suas atividades com eficiência e retorno socioeconômico.

O profissional a ser formado pelo curso de Administração, da Faculdade Ideal de Alto Horizonte, deverá ter um perfil caracterizado por:

  1. a) Formação generalista, multidisciplinar, prática e atualizada capacitado a atuar de forma criativa em qualquer área de aplicação da Administração;
  2. b) Consciência Social: conhecimento amplo e dinâmico, incluindo as novas linguagens e tecnologias, de modo comprometido com os valores de responsabilidade social, justiça, ética profissional e respeito ao meio ambiente, inspirados na sociedade democrática;
  3. c) Formação humanística, de modo que o profissional seja mais participativo na vida comunitária, com vistas ao atendimento das necessidades emergentes da sociedade, analisando seus problemas e propondo soluções;
  4. d) Competência para compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
  5. e) Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, de modo a contribuir na busca de soluções, utilizando-se de forma inovadora e independente os seus conhecimentos para empreender e/ou gerir negócios;
  6. f) Aptidão para o aprofundamento de seus estudos, de forma pessoal ou em nível de pós-graduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.
  7. g) Capacidade de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações científicas e sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

O acadêmico formado em Administração pela Faculdade Ideal de Alto Horizonte poderá exercer a profissão, conforme o CRA (Conselho Regional de Administração) como:

  • Profissional liberal;
  • Auditor de gestão;
  • Árbitro em processos de arbitragem;
  • Perito judicial e extrajudicial;
  • Assessor e consultor em administração;
  • Gerente de administração;
  • Analista de administração;
  • Servidor público federal, estadual, municipal e autárquico;
  • Funcionário em sociedades de economia mista, empresas estatais e paraestatais;
  • Empregado em empresas privadas;
  • Responsável técnico por empresas prestadoras de serviços de Administração para terceiros;
  • Professor, exercendo o magistério em matérias técnicas nos campos da Administração em qualquer ramo de ensino técnico e superior;
  • Pesquisador/escritor na área de administração;
  • Administrador de instituições;
  • Ocupante de cargos de chefia ou direção, intermediária ou superior, em órgãos da administração pública ou em entidades privadas.

Entre outras atividades que envolvam a área administrativa de empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

O curso de bacharelado em administração  da Faculdade Ideal é para aqueles alunos que acabaram de concluir o ensino médio/EJA sabendo, ou aqueles que descobriram um pouquinho depois, que a sua vocação estava em administrar, seja qual for a área da organização, em níveis corporativos, de negócios ou funcionais.

Este profissional precisa estar preparado para atender as necessidades do mercado, seja local, regional, nacional ou internacional. Através de sua visão estratégica poderá agir de forma efetiva, eficaz, capaz de equilibrar os ambientes e agregar valores à empresa, ao produto, ao cliente, aos agentes públicos e, principalmente, à comunidade em geral.

Se este é o seu perfil, administração é o caminho certo. Dê o seu primeiro passo venha para Ideal .

Me Flávio Picana Lemos.

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (1999). Especialista em Gestão Logística pela Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas – SESPA (2014). Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (1982). Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Projeção de Sobradinho – FAPRO (2010-2011). Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – UNIDESC (2009). Coordenador do Curso de Administração de no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2001 a 2007). Professor e Coordenador do Curso de Administração Hospitalar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UNEB (1989 a 1991). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal Mato Grosso do Sul – UFMS (1994 a 1996). Professor do Curso de Administração na Universidade de Brasília – UnB (1996 a 2001). Vinte e dois anos de experiência como docente em Programas de Graduação e Pós-Graduação. Dez anos de experiência em Coordenação de Cursos Superiores e Chefia de Departamento de Administração. Microempresário no setor de produção, comércio e distribuição de calçados.


Ano: Descrição: Anexo:

INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

As atividades da Faculdade Ideal de Alto Horizonte serão desenvolvidas na Av. Osmar Rosa da Silva, Esq. Com Rua Belém – Lotes 01 a 09, Quadra 04, nº 04, no município de Alto Horizonte – GO. Numa área de aproximadamente 14.300,00 metros quadrados. Todas as dependências necessárias para a implementação dos cursos constantes estarão devidamente mobiliadas e equipadas nos blocos A, B, C. O espaço pedagógico da Faculdade é compartilhado com a escola Municipal Educação Professor Divino Bernardo Gomes.

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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A faculdade dispõe de um laboratório de informática com 40 (quarenta computadores), e um quadro interativo para ensino e manuseio de programas e aplicativos de todos os cursos. A fim de dar suporte aos cursos, os alunos terão acesso aos Laboratórios de Informática, dotados de Microcomputadores, Impressoras, Scanners, com os quais os alunos irão se familiarizar no trato das questões inerentes à sua profissão e garantir o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas. O pessoal técnico realizará procedimentos para conservação dos equipamentos, manutenção preventiva, corretiva e de emergência, incluindo:

  • Substituição de peças de equipamentos em condições de uso;
  • Reformas de instalações e equipamentos de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho;
  • Consertos e reformas necessárias.

A reposição de materiais de consumo será compatível com a demanda das atividades realizadas em cada período letivo. O planejamento da atualização tecnológica dos laboratórios prevê disponibilidade de recursos para revisão semestral das condições dos equipamentos nos períodos de férias e recesso escolar. O uso do laboratório é feito mediante reserva, conforme as normas de seu regulamento próprio.

Aplicativos do laboratório de informática

  • DOSVOX – Softwares de tecnologia Assistiva: Primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais.
  • e-ISS: Sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização. Este aplicativo poderá ser utilizado no curso de Ciências Contábeis, Tecnologia em Logística e Bacharel em Administração.
  • LINUX: Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux. Este aplicativo poderá ser utilizado por todos os cursos.
  • Software Estatístico R: R é uma linguagem e um ambiente de desenvolvimento integrado, para cálculos estatísticos e gráficos. Foi criada originalmente por Ross Ihaka e por Robert Gentleman no departamento de Estatística da universidade de Auckland, Nova Zelândia, e foi desenvolvido por um esforço colaborativo de pessoas em vários locais do mundo. Este aplicativo poderá ser utilizado por todos os cursos.
  • GLPK: O GNU Linear Programming Kit (GLPK) é um pacote de software destinado a resolver problemas em larga escala de programação linear (LP), de programação inteira mista (MIP), e outros problemas relacionados. É um conjunto de rotinas escritas em ANSI C e organizado na forma de uma biblioteca acessível. O pacote é parte do Projeto GNU e é distribuído sob a GNU General Public License. Este aplicativo poderá ser utilizado no curso de Engenharia de Produção e Tecnologia em Logística.
  • AutoCAD: O software AutoCAD é uma ferramenta poderosa de desenho de projeto 2D e 3D. Os recursos do software são para projetos e documentação, inclui uma interface moderna e atualizada que melhora o processo de projeto e os aprimoramentos de produtividade que agilizam o fluxo de trabalho. Abre rapidamente desenhos novos e existentes. Também o e software mais utilizado no campo da engenharia, arquitetura e design de produtos e a ferramenta mais completa de desenho técnico no mercado.
  • MS Project: É um aplicativo que faz parte da família Microsoft Office e é voltado para o gerenciamento dos mais variados tipos de projetos em empresas. O programa pode ser utilizado por gerentes ou outros responsáveis para desenvolver estratégias, atribuir responsabilidades, controlar orçamentos, prazos e o progresso de diferentes tarefas e aumentar a produtividade de equipes. O programa inclui ferramentas para ajudar a estipular prazos e metas, alocar recursos e, durante a implementação de projetos, ajudar a localizar fontes de problemas e projetar cenários para prever eventuais percalços. Integra-se ainda a outros programas da família Office como o Excel, Outlook e PowerPoint para aproveitar as suas ferramentas e dados e comunicá-los de forma precisa.

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LABORATÓRIO MULTIUSO

O laboratório multiuso é um espaço pedagógico destinado a atividades diversas de todos os cursos da Faculdade Ideal de Alto Horizonte: Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Tecnologia Logística.

Para o curso de Engenharia de Produção sua finalidade esta voltada para atividades que favoreçam a aproximação entre a formação teórica e a formação prática do futuro engenheiro.  O multiuso foi projetado para atender conforme orientação da ABREPO o núcleo de conteúdos básicos como:

  • Expressão Gráfica: Práticas relacionadas com desenho à mão-livre, desenho geométrico, geometria descritiva e desenho técnico com a utilização de instrumentos de uso manual e computacional.
  • Cálculo Numérico: Práticas relacionadas à estruturação e implementação de algoritmos, em linguagem de programação, para a solução numérica de problemas de engenharia.
  • Física: Práticas relacionadas aos conteúdos de sistema de medição, cinemática, dinâmica, gravitação, eletrostática, eletromagnetismo, eletrodinâmica, óptica, ondas, termodinâmica.
  • Química: Práticas relacionadas aos conteúdos de propriedades da matéria, soluções, ligações químicas, físico-química, reações químicas, eletroquímica, equilíbrio químico, estequiometria.
  • Informática: Práticas relacionadas à estruturação de algoritmos, lógica e linguagens de programação, editoração de texto, planilhas, banco dados, gráficos e apresentações.
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais: Práticas relacionadas com as propriedades dos materiais, ensaios destrutivos e não-destrutivos de materiais, micrografia e macrografia.
  • Fenômenos de Transporte: Práticas relacionadas com a mecânica dos fluidos, e transferência de calor e massa que permitam compreender os fenômenos naturais subjacentes aos princípios de funcionamento dos objetos de engenharia (equipamentos, máquinas e processos).

Alguns materiais e equipamentos demonstrativos foram adquiridos.  Os docentes do curso poderão utilizar alguns recursos na sala de aula ou laboratório de informática e orientar métodos e técnicas, feira de ciências ou diversas atividades práticas condicionadas à necessidade da disciplina. Para a utilização do laboratório poderá ser feita reserva na secretaria e a manutenção e uso de equipamentos específicos serão de responsabilidade do docente. A partir do primeiro semestre de 2016, serão adquiridos equipamentos específicos para a área de química, física e resistência de materiais.

Como prática de ensino o espaço se organiza para a promoção de atendimento destinado ao acadêmico que esteja realizando o estágio curricular. Esta ação será orientada pelos docentes do curso que poderão fornecer o empréstimo de material pedagógico confeccionado no laboratório, bem projetos práticos e oficinas que empreguem conteúdos específicos do curso  como uso de equipamentos, métodos e técnicas, feira de ciências ou diversas atividades práticas condicionadas à necessidade da disciplina.

Autorizado pela Portaria nº 353 de 05/08/2016 e publicado no D.O.U. de 06/08/2016.


Descrição: Anexo:

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade – Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.

ORIENTAÇÕES PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Todos os direitos reservados. A menos que especificado de outro modo, nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida ou utilizada por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e microfilme, sem permissão por escrito da Faculdade Ideal.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    • APRESENTAÇÃO

Conforme disposto na Lei nº 11.788/2008, o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior (IES).

O estágio deve fazer parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e integrar o itinerário formativo do educando. As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no PPC. Além disso, é importante considerar que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, e deve observar os seguintes requisitos:

O Manual de Estágio Curricular Supervisionado está organizado de forma objetiva e prática, buscando definir informações e conceitos básicos do conhecimento prático pedagógico, através do procedimento para o Estágio Supervisionado. Nele, você encontrará todos os procedimentos e documentos necessários ao Estágio, devendo o aluno buscar a orientação do Professor Orientador, antes de seu início e de qualquer preenchimento.

  • DEFINIÇÃO
    • Estágio

Significa aprendizagem, ou seja, estudos práticos para aprendizagem e experiência em determinado assunto ou profissão aprimoramento do desenvolvimento profissional. Assim, o Estágio Supervisionado consiste em trabalho obrigatório de campo, no qual as atividades práticas são exercidas de forma orientada, sinalizando o seguinte aspecto: “Ser interpretado como um ponto convergente entre a teoria e a prática, percebendo-o como um elo facilitador no ajustamento natural do aluno, no sentido de melhor receber adequação e entendimento do mercado de trabalho no qual terá de amar”.

  • Estágio Não é Emprego

O estágio de estudantes não se confunde e não deve se confundir com o emprego, quer de caráter temporário, quer de duração indeterminada.

  • Estágio no Próprio Emprego

O empregado que, por ser estudante, necessitar da realização de um período de estágio, pode fazê-lo nas dependências da própria empresa, sem perder a condição de empregado. Neste caso, se o período de estágio ocorrer em horário ou áreas distintas do expediente normal de trabalho, a empresa deve formalizar o estágio com a documentação legal exigida e com a interveniência obrigatória da instituição de ensino, para comprovação perante a fiscalização trabalhista.

  • FINALIDADE

A finalidade do estágio é propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados segundo os currículos, programas, calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e relacionamento humano.

  • OBJETIVOS DO ESTÁGIO
  • Integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem;
  • Aprimorar hábitos e atitudes profissionais;
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso;
  • Conhecer a realidade do mercado de trabalho;
  • Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada;
  • Oferecer diferentes caminhos ao estudante para que se defronte com problemas concretos de processo de aprendizagem e da dinâmica própria do espaço escolar, buscando alternativas de solução em conjunto;
  • Proporcionar segurança ao aluno no início de suas atividades profissionais, dando-lhe a oportunidade de executar tarefas relacionadas às suas áreas de interesse e do domínio adquirido;
  • Estimular o desenvolvimento de espírito científico, através do aperfeiçoamento profissional;
  • Agregar valores junto ao processo de avaliação institucional, a partir do resultado do desempenho do aluno no mercado de trabalho;
  • Possibilitar ao estagiário contato direto com situações reais que lhe permitem planejar, orientar, controlar e avaliar o processo ensino aprendizagem em instituições de educação básica e/ou de outros ambientes sócio-educativos.

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade – Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.
 
 
 


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