Administração

Unidade: Brasília
Modalidade: Bacharelado
integralização: A carga horária do curso (3.080 horas) será integralizada no mínimo 08 períodos (04 anos) e no máximo em 16 períodos (08 anos).
Portaria: Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria nº 267 de 03/04/2017 publicado no D.O.U de 04/04/2017.

R$

591,57 *

48 parcelas

Valor sem desconto R$ 657,30

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

O administrador gerencia recursos financeiros, materiais ou humanos de uma empresa. Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos. Em recursos humanos, responde pelo relacionamento da empresa com funcionários e sindicatos, gerencia admissões e demissões, planos de carreira e benefícios. No departamento de compras, faz cotação de preços, providencia a aquisição de matérias-primas e insumos, negocia com fornecedores e controla os estoques. Em vendas, encarrega-se da negociação de preços, condições de pagamento e prazos de entrega com clientes e das atividades de publicidade e marketing. No departamento financeiro, lida com pagamentos e recebimentos, a agenda de impostos ou a cobrança de clientes. Em indústrias, trabalha no controle de qualidade e de estoques de produtos acabados. Ele pode, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, esse bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

No momento atual em que vivemos levando em conta a globalização e o avanço tecnológico, sabemos que todo o profissional que esteja atuando em qualquer área necessita de constante aperfeiçoamento. Crescer dentro do mercado de trabalho exige além de esforço e habilidade, conhecimento teórico e prático que é construído à medida que as competências imprescindíveis para o profissional de uma área sejam alcançadas na sua forma plena e qualitativa. Sendo assim é pertinente afirmar que os cursos de graduação são o grande caminho que levam um profissional a qualificar-se e estar preparado para atuar em determinadas áreas que farão com que o mesmo tenha um diferencial perante aqueles que ficam estagnados no tempo.

O curso de Administração oferece aos alunos uma formação multidisciplinar e inovadora, alicerçada na experiência da Faculdade Ideal e adaptada ao contexto nacional e regional.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Administração, especificadas pelo órgão federal competente conforme Resolução CNE/CES nº 1, de 2 de fevereiro de 2004 e Resolução CNE/CES n° 4, de 13 de julho de 2005 e visa oferecer formação acadêmica em total sintonia com as exigências do mercado, com o código de ética que rege as funções do Administrador e com o processo de mudança e suas novas configurações no meio organizacional, financeiro, político e cultural.

Mercado de Trabalho

O campo de trabalho do administrador é amplo e o bacharel enfrenta poucas dificuldades para se empregar. O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas, de diferentes portes, e todas elas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. As áreas mais promissoras são auditoria, em que o profissional fica de olho nos processos de transparência da empresa; tributação, que cuida do pagamento e recolhimento de impostos; gestão financeira e recursos humanos. A crise econômica coloca em evidência o especialista em fusões e aquisições de empresas, garantindo negócios lucrativos, e o analista em crédito e risco. A área de vendas requisita profissionais com capacidade para prospectar novos clientes e apresentar soluções que aumentem as vendas da empresa. Gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade são áreas em alta, assim como branding práticas que visam à construção e o fortalecimento de uma marca junto ao mercado. Um importante segmento é o das micro e pequenas empresas. Abrir negócio próprio ou trabalhar em empresas de consultoria são outras possibilidades. As regiões Sul e Sudeste oferecem as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o graduando como trainee. E é comum que a contratação seja formalizada após a conclusão do curso.

O que você pode fazer

Administração de empresas Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.

Administração esportiva Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação, clube ou equipe esportiva. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.

Administração financeira Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.

Administração hoteleira Gerenciar hotéis, pousadas, resorts, spas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, a área financeira, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.

Administração hospitalar Gerenciar hospitais, prontos-socorros e empresas de convênio médico ou seguro-saúde.

Administração de produção Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.

Administração pública Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.

Administração de recursos humanos Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.

Administração rural Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.

Administração do terceiro setor Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.

Comércio exterior Administrar negociações de compra e venda com companhias do exterior e auxiliar a empresa a se expandir fora do país.

Controladoria Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.

Empreendedorismo Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.

Gestão ambiental Planejar e executar projetos para a preservação do meio ambiente.

Gestão de qualidade Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias.

Logística Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.

Marketing Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.

Peritagem Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.

Sistemas de informação Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.

Vendas Planejar e otimizar as vendas de uma empresa, negociando preços, condições de pagamentos e prazos de entrega.

Objetivos do Curso

  • Promover a formação de gestores e empreendedores aptos para a supervisão, planejamento, controle e gerenciamento das pessoas e das organizações em geral, mediante desenvolvimento de competências gerais e especificas, atitudes e comportamentos éticos, cidadãos e profissionais relevantes, adaptáveis ao processo de contínua mudança no mundo contemporâneo.
  • Articular os processos de comunicação oral, escrita e digital.
  • Utilizar dos fundamentos teóricos relacionados aos aspectos antropológicos, legais e econômicos, bem como os antecedentes históricos da administração.
  • Capacitar mão de obra técnica para gestão organizacional, tendo como base as ferramentas de gestão, os métodos quantitativos e metodologias de projetos.
  • Dar condições para que os alunos apropriemse dos conhecimentos político, econômico, comportamental, antropológico e social, aplicáveis à realidade local e global das pessoas e das organizações, utilizando-os como referência no desenvolvimento e gerenciamento de programas e projetos.
  • Aplicar técnicas para gestão de pessoas, gestão estratégica e de marketing, utilizando-se de recursos da estatística, da legislação empresarial e da informação aplicáveis nas práticas profissionais.
  • Desenvolver capacitação técnica para a gestão, bem como o domínio de conteúdos relacionados aos indicadores financeiros e orçamentários.
  • Possibilitar a interpretação e utilização das técnicas para o planejamento da gestão e suas aplicabilidades no cenário organizacional.
  • Desenvolver as potencialidades para a gestão de serviços e suas particularidades.
  • Compreender do processo de negociação e de serviços e sua inter-relação com as inúmeras oportunidades apresentadas pelo mercado global, nacional e regional.

Perfil Profissional

O egresso do curso de Administração deverá ter o seguinte perfil profissional: capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observadas níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

Junto ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos das disciplinas, as quais observam a articulação entre teoria e prática, valorizando e aproveitando a formação e experiências anteriores em instituições de ensino e na prática profissional, o egresso deverá possuir domínio de conhecimento amplo, incluindo as novas linguagens e tecnologias, de modo comprometido com os valores políticos e éticos inspirados na sociedade democrática.

O curso de Administração objetiva proporcionar aos seus acadêmicos uma formação profissional adequada para que possam desenvolver suas atividades com eficiência e retorno socioeconômico.

O profissional a ser formado pelo curso de Administração, da Faculdade Ideal de Alto Horizonte, deverá ter um perfil caracterizado por:

  1. a) Formação generalista, multidisciplinar, prática e atualizada capacitado a atuar de forma criativa em qualquer área de aplicação da Administração;
  2. b) Consciência Social: conhecimento amplo e dinâmico, incluindo as novas linguagens e tecnologias, de modo comprometido com os valores de responsabilidade social, justiça, ética profissional e respeito ao meio ambiente, inspirados na sociedade democrática;
  3. c) Formação humanística, de modo que o profissional seja mais participativo na vida comunitária, com vistas ao atendimento das necessidades emergentes da sociedade, analisando seus problemas e propondo soluções;
  4. d) Competência para compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança;
  5. e) Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, de modo a contribuir na busca de soluções, utilizando-se de forma inovadora e independente os seus conhecimentos para empreender e/ou gerir negócios;
  6. f) Aptidão para o aprofundamento de seus estudos, de forma pessoal ou em nível de pós-graduação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional.
  7. g) Capacidade de posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações científicas e sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

O acadêmico formado em Administração pela Faculdade Ideal de Alto Horizonte poderá exercer a profissão, conforme o CRA (Conselho Regional de Administração) como:

  • Profissional liberal;
  • Auditor de gestão;
  • Árbitro em processos de arbitragem;
  • Perito judicial e extrajudicial;
  • Assessor e consultor em administração;
  • Gerente de administração;
  • Analista de administração;
  • Servidor público federal, estadual, municipal e autárquico;
  • Funcionário em sociedades de economia mista, empresas estatais e paraestatais;
  • Empregado em empresas privadas;
  • Responsável técnico por empresas prestadoras de serviços de Administração para terceiros;
  • Professor, exercendo o magistério em matérias técnicas nos campos da Administração em qualquer ramo de ensino técnico e superior;
  • Pesquisador/escritor na área de administração;
  • Administrador de instituições;
  • Ocupante de cargos de chefia ou direção, intermediária ou superior, em órgãos da administração pública ou em entidades privadas.

Entre outras atividades que envolvam a área administrativa de empresas públicas, privadas e do terceiro setor.

Público Alvo

O curso de bacharelado em administração  da Faculdade Ideal é para aqueles alunos que acabaram de concluir o ensino médio/EJA sabendo, ou aqueles que descobriram um pouquinho depois, que a sua vocação estava em administrar, seja qual for a área da organização, em níveis corporativos, de negócios ou funcionais.

Este profissional precisa estar preparado para atender as necessidades do mercado, seja local, regional, nacional ou internacional. Através de sua visão estratégica poderá agir de forma efetiva, eficaz, capaz de equilibrar os ambientes e agregar valores à empresa, ao produto, ao cliente, aos agentes públicos e, principalmente, à comunidade em geral.

Se este é o seu perfil, administração é o caminho certo. Dê o seu primeiro passo venha para Ideal .

Prof. Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira

Contato

E-mail: coord.adm@unideal.edu.br
Telefone: (61) 3388-0809    Ramal: 213
Mine Currículo:

Possui graduação em Administração pela Associação de Ensino Unificado do DF (1987). Especialização em Administração Financeira do Setor Público e Privado (AEUDF). Especialização em Educação, Ciência e Tecnologia (PAI/CAPES). Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Professor da FAE-DF (2013). Coordenador do Curso de Administração e Ciências Contábeis da FAE (2015). Diretor Acadêmico da Faculdade Serrana de Ensino Superior (2004-2012). Professor Titular da Faculdade Serrana/DF (2004-2012). Professor da UNIP/DF. Professor da FIPLAC/DF. Professor da FTB/DF. Coordenador de Programas Especiais da CAPES/MEC (1990 -1996). Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientifica e Tecnológico/PADCT/CAPES (1989-1996). Coordenador do Programa de Educação para Ciências/SPEC/PADCT/CAPES e Prociências/CAPES (1996 -2001). Auditoria Interna da CAPES (2002-2003). Chefe da Seção de Execução Financeira e Orçamentaria da CAPES (1982-1989). Chefe da Divisão de Prestação de Contas da CAPES (2003-2005). Coordenador de Supervisão e Fomento da UAB/CAPES (2012). Coordenador de Programas e Cursos em Educação a Distância da CAPES/MEC (2013). Consultor Científico do IDLT-MA (2008). Analista em Ciência e Tecnologia do Quadro Permanente da CAPES/MEC desde 1982. Pesquisador e Consultor na área de Educação, Ciência e Tecnologia. Política, Gestão e Financiamento de Programas de Educação.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709177D9

Corpo Docente


Ano: Descrição: Anexo:

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A faculdade dispõe de um laboratório de informática com 30 (trinta computadores), e um quadro interativo para ensino e manuseio de programas e aplicativos de todos os cursos. A fim de dar suporte aos cursos, os alunos terão acesso aos Laboratórios de Informática, dotados de Microcomputadores, Impressoras, Scanners, com os quais os alunos irão se familiarizar no trato das questões inerentes à sua profissão e garantir o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas. O pessoal técnico realizará procedimentos para conservação dos equipamentos, manutenção preventiva, corretiva e de emergência, incluindo:

  • Substituição de peças de equipamentos em condições de uso;
  • Reformas de instalações e equipamentos de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho; e
  • Consertos e reformas necessárias.

A reposição de materiais de consumo será compatível com a demanda das atividades realizadas em cada período letivo. O planejamento da atualização tecnológica dos laboratórios prevê disponibilidade de recursos para revisão semestral das condições dos equipamentos nos períodos de férias e recesso escolar.

O uso do laboratório é feito mediante reserva, conforme as normas de seu regulamento próprio.

laboratorio-de-informatica

 

 

Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria nº 267 de 03/04/2017 publicado no D.O.U de 04/04/2017.


Descrição: Anexo:

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade, Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – é uma atividade obrigatória, definida nas Diretrizes Curriculares do Curso e tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa e na sistematização do pensamento sob a forma de trabalho científico. É componente curricular e está dividido em duas Disciplinas: TCC I e TCC II, ofertados no 7º e 8º semestres respectivamente, com carga horária total de 240 horas. O TCC dispõe de Regulamento Próprio definido pelo NDE e aprovado pelo CONSAD.

O aluno será orientado durante o curso a desenvolver o TCC não apenas como um trabalho que permitirá que seja aprovado, mas sim como um trabalho que mostrará todo o seu conhecimento, sua capacidade exploratória e de pesquisador assim como de um profissional capaz de elaborar e desenvolver um projeto.

Será designado um professor orientador que deverá possuir experiência/formação adequados ao eixo de formação escolhido pelo aluno, que deverá apresentar um trabalho direcionado à área de atuação do Curso Superior.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA, PESQUISA E EXTENSÃO – NUPPE

ÂMBITO E FINALIDADE

O Núcleo de Prática, Pesquisa e Extensão consiste num órgão de apoio didático-pedagógico e tem a finalidade de organizar, acompanhar e colaborar com a execução das atividades de estágios supervisionado e extracurricular a serem realizadas pelos alunos dos cursos de graduação da Faculdade Ideal.

OBJETIVOS DO NUPPE

I – Gerenciar em consonância com as Coordenações de Curso, todo o processo de desenvolvimento de práticas; estágios supervisionados ou extracurricular ou não, dos cursos de graduação;

II – Integrar os cursos de graduação com a comunidade, com vistas à melhoria da qualificação profissional;

III – – Atender o aluno em fase de estágio, para orientar o acadêmico sobre a estruturação e fundamentação legal do Estágio Supervisionado Curricular e Extracurricular;

IV – Prover a infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos em fase de estágio supervisionado;

V – Estabelecer intercâmbio entre os cursos de graduação e todas as empresas, organizações, instituições que, de certa forma, propiciem estágios aos alunos de graduação;

VI – Familiarizar os estudantes dos cursos de graduação com o mercado de trabalho e mantê-lo informado sobre as oportunidades profissionais disponíveis;

VII – Organizar e manter atualizado um cadastro automatizado referente às oportunidades de estágios para os cursos de graduação;

VIII – Efetivar metodologia de organização e acompanhamento do estágio, incluindo atividades de supervisão, visita e avaliação de estágio.

IX – Protocolar todos os documentos entregues ao NUPPE;

X – Checar condições dos acadêmicos nas entidades que realizam estágio;

ORGANIZAÇÃO DO NUPPE

O NUPPE será constituído da seguinte estrutura administrativa e deliberativa:

I- Coordenação do NUPPE;

II- Coordenação do Estágio Supervisionado;

III- Orientador de Estágio Supervisionado;

IV- Supervisor de Estágio;

V- Discentes Estagiários.

ATRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO DO NUPPE

Compete ao Coordenador do NUPPE:

I – Elaborar relatórios periódicos sobre as atividades do Núcleo;

II – Divulgar as oportunidades de estágios disponíveis;

III – Elaborar e atualizar o Manual de Estágio Supervisionado (normas gerais, direitos e deveres do estagiário e dinâmica de encaminhamento às instituições);

IV – Divulgar para as empresas, organizações e instituições a condição e disponibilidade dos discentes para a realização de estágios, sempre em consonância coma coordenação de curso, realizando desta forma a divulgação do curso junto à comunidade em que a Faculdade esta inserida;

V – Colaborar na ação de firmar convênios ou outras cooperações para proporcionar, reciprocamente estágios nas diversas áreas;

VI – Representar, na área de interesse, da faculdade junto a Empresas, públicas e privadas, órgãos Públicos e Institutos de Pesquisa com os quais a faculdade mantem convênios de estágio.

 
 
 


REDES SOCIAIS

   


Nossas Unidades


Unidade Planaltina-DF
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
Planaltina-DF, CEP:73310-303

Unidade Alto Horizonte - GO
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esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
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