Gestão Logística

Unidade: Alto Horizonte
Modalidade: Tecnólogo
integralização: A carga horária do curso (1.620 horas) será integralizada no mínimo 04 períodos (02 anos) e no máximo em 08 períodos (04 anos).
Portaria: Autorizado pela Portaria nº 354 de 05/08/2016 e publicado no D.O.U. de 06/08/2016.

R$

449,10 *

24 parcelas

Valor sem desconto R$ 499,00

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

Este profissional avalia, projeta e implementa sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa, buscando economia, rapidez e segurança. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística. Gerencia as redes de distribuição, acompanha os processos de compra, identifica fornecedores, negocia e estabelece as formas de entrega e recebimento de mercadorias e define o meio de transporte e rota a serem adotados. Também faz o cálculo do frete e escolhe a embalagem para o produto. Faz o acompanhamento de pedidos e controla os estoques. Trabalha em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral, cooperativas, mineradoras, etc.

É responsável pela:

Armazenagem Determinar como uma determinada mercadoria será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos.

Compras Identificar fornecedores, fazer cotações e negociar preços e prazos de entrega de mercadorias.

Expedição Controlar o estoque, a entrada e a saída de mercadorias de um centro de distribuição.

Gestão Gerenciar centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

Transporte Determinar o meio em que a mercadoria será transportada, como avião, carro ou caminhão, a melhor rota a ser realizada, considerando tempo e custo, calcular frete e determinar como o produto será embalado.

A carreira está em alta, pois uma boa gestão da área de logística pode implicar em aumento de eficiência e redução de custos para as empresas. As áreas de atuação são muitas, como comércio, indústria, transporte e agronegócio. Ele é contratado para negociar fretes, armazenamento de mercadorias e até para fazer estudos sobre terceirização da logística para aumentar a lucratividade da empresa. O tecnólogo trabalha com transporte de carga e sua roteirização, negociações, análises de mercado, planejamento e importação e exportação.

O que você pode fazer

Armazenagem Determinar como uma determinada mercadoria será armazenada para manter suas características originais, de modo a evitar perdas e gerar novos custos.

Compras Identificar fornecedores, fazer cotações e negociar preços e prazos de entrega de mercadorias.

Expedição Controlar o estoque, a entrada e a saída de mercadorias de um centro de distribuição.

Gestão Gerenciar centros de distribuição, cuidando de toda a parte operacional, desde a contratação de funcionários até o armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

Transporte Determinar o meio em que a mercadoria será transportada, como avião, carro ou caminhão, a melhor rota a ser realizada, considerando tempo e custo, calcular frete e determinar como o produto será embalado

OBJETIVO GERAL

O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Ideal de Alto Horizonte tem por objetivo geral capacitar o profissional para a atuação na área de logística, por meio das mais modernas técnicas existentes, incluindo a armazenagem, distribuição e transporte, além do gerenciamento dos processos, com visão ética e humanística, e em atendimento às demandas da sociedade.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

No curso ora proposto aos discentes busca-se desenvolver competências e habilidades para a moderna atuação em na área de logística. São objetivos dos cursos de educação profissional de nível tecnológico de acordo com Art Nº 2 da Resolução CNE/CP 3 de 18/12/2002:

I incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;

II – incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

III – desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;

IV – propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;

V – promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;

VI – adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;

VII – garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular.

São objetivos específicos do Curso:

  • estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, da atividade criadora e do espírito científico;
  • formar profissionais com visão global, crítica e humanística para a inserção em setores profissionais, aptos a tomarem decisões em um mundo diversificado e interdependente, e que participem no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • promover o intercâmbio educacional, científico e tecnológico entre instituições congêneres;
  • atender a demanda de mercado e das empresas, oferecendo profissionais especializados, atualizados e competentes, que seguirão as normas de embalagem, movimentação, estocagem, produção e distribuição de bens materiais e que detenham o “saber-fazer” logístico;
  • suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional continuado, integrando os conhecimentos adquiridos de forma crítica e criativa.

Capacitar o tecnólogo para:

  • dimensionar sistemas de armazenamento de forma econômica, segura e adequada aos tipos de produtos a serem armazenados;
  • utilizar os métodos e técnicas modernas aplicados às atividades de planejamento, execução e controle de logística, visando à movimentação de bens materiais e serviços;
  • desenvolver a organização funcional e estrutural de sistemas de armazenagem;
  • tomar decisões relativas às modalidades de transporte e otimização de seus custos relacionados, bem como às legislações pertinentes;
  • otimizar os processos para a obtenção dos fluxos mais adequados pelo conhecimento da cadeia de suprimento e da relação entre as empresas.

O Curso Superior de Tecnologia em Logística visa habilitar o egresso a exercer o uso da tecnologia para o aumento da produtividade, capacitando o profissional a atuar na identificação e redução dos custos logísticos, no transporte de cargas, mercadorias e pessoal, no armazenamento e estocagem de mercadorias, bem como na movimentação destas e demais materiais utilizados no processo de sua produção, atuando de forma integrada com todos os setores da organização, com visão holística e estratégica, a fim de bem atender às novas exigências do mercado.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Inserido no setor de gestão, o egresso do curso deverá ser o profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e acompanhamento de transporte, apto a atuar na área logística de uma empresa, planejando e coordenando a movimentação física e de informações sobre as operações realizadas e a realizar, visando proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias primas e produtos.

Estará apto a gerenciar redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros, ocupar-se com inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento de fluxos de pedidos. Ao egresso do curso caberá o compromisso de manter-se atualizado, compartilhando e disseminando conhecimentos de logística nas organizações.

O Curso atende às necessidades do mercado local, regional e nacional, onde indústria, comércio e serviços encontram-se em posição privilegiada de desenvolvimento. A região necessita de profissionais formados com conhecimentos mais específicos da atividade de Logística, como:

  • Qualidade em Processos Logísticos;
  • Logística de Suprimentos;
  • Planejamento e Controle da Produção;
  • Distribuição e Transporte; e

Além das competências interpessoais e conceituais, o perfil profissional do Tecnólogo em Logística abrange ainda as seguintes capacidades específicas do cargo e que serão providas pelo Curso:

  • Planejar, programar e controlar a produção e todo o fluxo de materiais e de informações (fluxo logístico) nas organizações;
  • Realizar levantamentos de custos logísticos;
  • Participar de equipes de desenvolvimento de projetos logísticos;
  • Programar e coordenar embarque, transbordo e desembarque de carga (movimentação de materiais);
  • Identificar e programar rotas de transporte;
  • Gerir operações de transportes envolvendo vários modais;
  • Contratar serviços de transporte, movimentação, armazenagem e distribuição;
  • Supervisionar armazenamento e transporte de carga e eficiência operacional de equipamentos e veículos;
  • Elaborar e controlar planos de produção (estratégico e tático);
  • Ter visão sistêmica da cadeia de suprimentos (Logística Integrada);
  • Compreender a posição que a sua empresa ocupa na cadeia de distribuição de que faz parte, tendo em vista definir e implementar processos adequados de integração entre a sua empresa e as demais organizações, com foco na melhoria dos serviços logísticos prestados aos consumidores;
  • Planejar e coordenar a realização de pesquisas de opinião junto a empresas clientes e a consumidores finais, objetivando avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços logísticos ofertados;
  • Analisar a demanda por serviços logísticos, identificando objetivos e metas de sua atividade em consonância com os propósitos e com a estratégia competitiva da empresa;
  • Desenvolver estratégias e planos de logística da empresa, identificando as diretrizes a serem implementadas no tocante aos investimentos que capacitam a empresa a utilizar a logística como uma ferramenta de melhoria da competitividade;
  • Identificar as formas mais convenientes de transporte, tomando decisões sobre determinação dos modais, roteirização, utilização da capacidade de carga de veículos e manutenção da frota própria de veículos envolvidos na distribuição;
  • Definir a política de estoques da empresa, buscando promover o equilíbrio entre uma disponibilidade adequada de materiais e produtos acabados com o empate mínimo de capital em estoques;
  • Coordenar os processos e atividades que abrangem a aquisição e o suprimento de artigos e insumos para revenda e para utilização interna, bem como o manuseio, a estocagem e a distribuição física de produtos;
  • Estabelecer e gerenciar níveis de serviços para os consumidores, a localização e capacidade das instalações, o tamanho dos depósitos e a seleção dos equipamentos de movimentação interna dos materiais armazenados;
  • Coordenar e gerenciar a realização de transferências de materiais, atendendo às exigências da legislação e buscando maximizar o retorno para a empresa;
  • Instituir mecanismos para manter os clientes atuais da empresa e melhorar sua imagem pública, por meio de entrega rápida e eficiente, bem como da realização de serviços de assistência ao cliente relacionados à entrega e à instalação de produtos;
  • Elaborar orçamentos de despesas e desembolsos de caixa relacionados a investimentos estruturais e infra-estruturais na atividade logística, bem como gerenciar a adequada aplicação dos recursos postos à disposição da área.

Concluintes do Ensino Médio ou EJA e demais interessados no curso.

Prof. Me Flávio Picana Lemos

Contato

E-mail: coordlog@unideal.edu.br
Telefone: (62) 3383-3006    Ramal:
Mine Currículo:

Mestre em Administração pela Universidade de Brasília – UnB (1999). Especialista em Gestão Logística pela Sociedade de Ensino Superior de Patos de Minas – SESPA (2014). Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (1982). Coordenador do Curso de Administração da Faculdade Projeção de Sobradinho – FAPRO (2010-2011). Coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – UNIDESC (2009). Coordenador do Curso de Administração de no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2001 a 2007). Professor e Coordenador do Curso de Administração Hospitalar do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UNEB (1989 a 1991). Professor do Curso de Administração da Universidade Federal Mato Grosso do Sul – UFMS (1994 a 1996). Professor do Curso de Administração na Universidade de Brasília – UnB (1996 a 2001). Vinte e dois anos de experiência como docente em Programas de Graduação e Pós-Graduação. Dez anos de experiência em Coordenação de Cursos Superiores e Chefia de Departamento de Administração. Microempresário no setor de produção, comércio e distribuição de calçados.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227258T5

Em breve iremos atualizar.


Ano: Descrição: Anexo:
2017 Matriz Curricular Arquivo para download

INFRAESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS

As atividades da Faculdade Ideal de Alto Horizonte serão desenvolvidas na Av. Osmar Rosa da Silva, Esq. Com Rua Belém – Lotes 01 a 09, Quadra 04, nº 04, no município de Alto Horizonte – GO. Numa área de aproximadamente 14.300,00 metros quadrados. Todas as dependências necessárias para a implementação dos cursos constantes estarão devidamente mobiliadas e equipadas nos blocos A, B, C. O espaço pedagógico da Faculdade é compartilhado com a escola Municipal Educação Professor Divino Bernardo Gomes.

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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A faculdade dispõe de um laboratório de informática com 40 (quarenta computadores), e um quadro interativo para ensino e manuseio de programas e aplicativos de todos os cursos. A fim de dar suporte aos cursos, os alunos terão acesso aos Laboratórios de Informática, dotados de Microcomputadores, Impressoras, Scanners, com os quais os alunos irão se familiarizar no trato das questões inerentes à sua profissão e garantir o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas. O pessoal técnico realizará procedimentos para conservação dos equipamentos, manutenção preventiva, corretiva e de emergência, incluindo:

  • Substituição de peças de equipamentos em condições de uso;
  • Reformas de instalações e equipamentos de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho;
  • Consertos e reformas necessárias.

A reposição de materiais de consumo será compatível com a demanda das atividades realizadas em cada período letivo. O planejamento da atualização tecnológica dos laboratórios prevê disponibilidade de recursos para revisão semestral das condições dos equipamentos nos períodos de férias e recesso escolar. O uso do laboratório é feito mediante reserva, conforme as normas de seu regulamento próprio.

Aplicativos do laboratório de informática

  • DOSVOX – Softwares de tecnologia Assistiva: Primeiro programa de leitura de tela feito no Brasil, o DOSVOX é um sistema destinado a auxiliar o deficiente visual a fazer uso do computador através de um aparelho sintetizador de voz. O sistema foi desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vem sendo aperfeiçoado a cada nova versão por programadores deficientes visuais.
  • e-ISS: Sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização. Este aplicativo poderá ser utilizado no curso de Ciências Contábeis, Tecnologia em Logística e Bacharel em Administração.
  • LINUX: Linux é um sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware (impressora, monitor, mouse, teclado) e software (aplicativos em geral). O conjunto de um kernel e demais programas responsáveis pela comunicação com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do Linux. Este aplicativo poderá ser utilizado por todos os cursos.
  • Software Estatístico R: R é uma linguagem e um ambiente de desenvolvimento integrado, para cálculos estatísticos e gráficos. Foi criada originalmente por Ross Ihaka e por Robert Gentleman no departamento de Estatística da universidade de Auckland, Nova Zelândia, e foi desenvolvido por um esforço colaborativo de pessoas em vários locais do mundo. Este aplicativo poderá ser utilizado por todos os cursos.
  • GLPK: O GNU Linear Programming Kit (GLPK) é um pacote de software destinado a resolver problemas em larga escala de programação linear (LP), de programação inteira mista (MIP), e outros problemas relacionados. É um conjunto de rotinas escritas em ANSI C e organizado na forma de uma biblioteca acessível. O pacote é parte do Projeto GNU e é distribuído sob a GNU General Public License. Este aplicativo poderá ser utilizado no curso de Engenharia de Produção e Tecnologia em Logística.
  • AutoCAD: O software AutoCAD é uma ferramenta poderosa de desenho de projeto 2D e 3D. Os recursos do software são para projetos e documentação, inclui uma interface moderna e atualizada que melhora o processo de projeto e os aprimoramentos de produtividade que agilizam o fluxo de trabalho. Abre rapidamente desenhos novos e existentes. Também o e software mais utilizado no campo da engenharia, arquitetura e design de produtos e a ferramenta mais completa de desenho técnico no mercado.
  • MS Project: É um aplicativo que faz parte da família Microsoft Office e é voltado para o gerenciamento dos mais variados tipos de projetos em empresas. O programa pode ser utilizado por gerentes ou outros responsáveis para desenvolver estratégias, atribuir responsabilidades, controlar orçamentos, prazos e o progresso de diferentes tarefas e aumentar a produtividade de equipes. O programa inclui ferramentas para ajudar a estipular prazos e metas, alocar recursos e, durante a implementação de projetos, ajudar a localizar fontes de problemas e projetar cenários para prever eventuais percalços. Integra-se ainda a outros programas da família Office como o Excel, Outlook e PowerPoint para aproveitar as suas ferramentas e dados e comunicá-los de forma precisa.

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LABORATÓRIO MULTIUSO

O laboratório multiuso é um espaço pedagógico destinado a atividades diversas de todos os cursos da Faculdade Ideal de Alto Horizonte: Administração, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis e Tecnologia Logística.

Para o curso de Engenharia de Produção sua finalidade esta voltada para atividades que favoreçam a aproximação entre a formação teórica e a formação prática do futuro engenheiro.  O multiuso foi projetado para atender conforme orientação da ABREPO o núcleo de conteúdos básicos como:

  • Expressão Gráfica: Práticas relacionadas com desenho à mão-livre, desenho geométrico, geometria descritiva e desenho técnico com a utilização de instrumentos de uso manual e computacional.
  • Cálculo Numérico: Práticas relacionadas à estruturação e implementação de algoritmos, em linguagem de programação, para a solução numérica de problemas de engenharia.
  • Física: Práticas relacionadas aos conteúdos de sistema de medição, cinemática, dinâmica, gravitação, eletrostática, eletromagnetismo, eletrodinâmica, óptica, ondas, termodinâmica.
  • Química: Práticas relacionadas aos conteúdos de propriedades da matéria, soluções, ligações químicas, físico-química, reações químicas, eletroquímica, equilíbrio químico, estequiometria.
  • Informática: Práticas relacionadas à estruturação de algoritmos, lógica e linguagens de programação, editoração de texto, planilhas, banco dados, gráficos e apresentações.
  • Ciência e Tecnologia dos Materiais: Práticas relacionadas com as propriedades dos materiais, ensaios destrutivos e não-destrutivos de materiais, micrografia e macrografia.
  • Fenômenos de Transporte: Práticas relacionadas com a mecânica dos fluidos, e transferência de calor e massa que permitam compreender os fenômenos naturais subjacentes aos princípios de funcionamento dos objetos de engenharia (equipamentos, máquinas e processos).

Alguns materiais e equipamentos demonstrativos foram adquiridos.  Os docentes do curso poderão utilizar alguns recursos na sala de aula ou laboratório de informática e orientar métodos e técnicas, feira de ciências ou diversas atividades práticas condicionadas à necessidade da disciplina. Para a utilização do laboratório poderá ser feita reserva na secretaria e a manutenção e uso de equipamentos específicos serão de responsabilidade do docente. A partir do primeiro semestre de 2016, serão adquiridos equipamentos específicos para a área de química, física e resistência de materiais.

Como prática de ensino o espaço se organiza para a promoção de atendimento destinado ao acadêmico que esteja realizando o estágio curricular. Esta ação será orientada pelos docentes do curso que poderão fornecer o empréstimo de material pedagógico confeccionado no laboratório, bem projetos práticos e oficinas que empreguem conteúdos específicos do curso  como uso de equipamentos, métodos e técnicas, feira de ciências ou diversas atividades práticas condicionadas à necessidade da disciplina.

Autorizado pela Portaria nº 354 de 05/08/2016 e publicado no D.O.U. de 06/08/2016.


Descrição: Anexo:
Projeto Politico Pedagógico Arquivo para download

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade – Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.

O Curso não dispõe de Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso. O Projeto Integrador – PI é o marco para as atividades de conclusão, processo em que o aluno se prepara para a finalização do curso. O PI desenvolve habilidades diferenciadas, tornando o aluno competente no exercício de sua profissão, é fator primordial na formação do egresso dos cursos de Tecnologia da Faculdade Ideal. Neste sentido buscou-se trabalhar com o que se denomina Projeto Integrador.
O Projeto Integrador apresenta papel fundamental no desenvolvimento das competências, unificando os conhecimentos trabalhados durante o curso a partir da interação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
A finalidade do Projeto Integrador é de mobilizar as competências adquiridas em busca de soluções operacionais para problemas que simulem situações práticas do mundo do trabalho.
Durante a elaboração do projeto, o aluno receberá orientação de docente designado para este fim com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, articulando teoria e prática, motivação e contextualização, autonomia e criatividade, ação e produção, compromisso e discussão, permitindo a avaliação do acadêmico sob circunstâncias próximas às de um ambiente real, verificando a eficiência com que o aluno operacionalizou as competências consideradas.

O PPC do curso não prevê a oferta de estágio.

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade – Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.
 
 
 


REDES SOCIAIS

       


Nossas Unidades


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Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
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Unidade Alto Horizonte - GO
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(62) 3383-3006
(62) 98221-3099
atendimento@unideal.edu.br
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esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
Alto Horizonte-GO, CEP: 76560-000

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