Matemática

Unidade: Brasília
Modalidade: Licenciatura
integralização: A carga horária do curso (3.215 horas) será integralizada no mínimo 08 períodos (04 anos) e no máximo em 16 períodos (08 anos).
Portaria: Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria n° 286 de 21/12/2012 e publicado no D.O.U. de 27/12/2012.

R$

449,10 *

48 parcelas

Valor sem desconto R$ 499,00

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

A Matemática como é trabalhada nas salas de aulas constitui-se como uma disciplina que se desloca entre conceitos abstratos, precisos e rigorosos. Ela possui traços peculiares que lhes são características como, por exemplo, apresentar resultados rigorosamente demonstráveis através de um raciocínio minucioso e incontestável.

Existe um mito que a compreensão da Matemática é privilégio de alguns e esta se apresenta na contemporaneidade como síntese do pensamento moderno, algo que não está ao alcance de todos, mas somente daqueles que possuem maior capacidade de raciocínio. Ao mesmo tempo em que existe esta concepção acerca do conhecimento matemático, há também uma necessidade cada vez maior de se modificar esta concepção, e, no início deste novo século, as discussões neste sentido estão se tornando cada vez maiores e ganhando maior importância.

É inconcebível pensar a Matemática ainda como um conhecimento estanque e descontextualizado, como um conhecimento para poucos, sem compromisso com a realidade social, cultural e política de um povo, sendo que desde o seu surgimento na Antiguidade, ela esteve entrelaçada com as necessidades da vida cotidiana. O conhecimento matemático nos dias atuais torna-se cada vez mais um instrumento importante de apoio às diversas ciências, ao desenvolvimento tecnológico e industrial, ao comércio, às artes, enfim à vida de todo e qualquer cidadão. Logo é impossível pensar numa Matemática para uma minoria.

É preciso encontrar soluções concretas que procurem reverter esse pensamento disforme que se criou ao redor da Matemática. Dentre estas soluções uma que nós, os mantenedores da Ideal, identificamos de imediato, é a modificação da visão que se tem a respeito do ensino e aprendizagem como algo “superior”, através de ações concretas que envolvam todos os sujeitos que fazem parte direta ou indiretamente do contexto educacional.

Como isto ocorreria concretamente? Através de propostas pertinentes, elaboradas a partir da realidade vivenciada pelos sujeitos que estão envolvidos no processo de mudança, mas que provoquem modificações nos seus modos de ser, pensar e agir.

Para a implementação e o bom desempenho, o curso de Matemática da Ideal contará, desde seu início, com o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, que tem como ideia central o desenvolvimento de atividades que incentivem os alunos a descobrirem, eles próprios, relações e propriedades matemáticas (desconhecidas por eles até então). O aluno é incentivado a trilhar os passos que um matemático segue em sua busca por novos resultados, tendo a oportunidade de descobrir na prática como “funciona” a Matemática e de sentir o prazer das descobertas intelectuais. A descrição do LEM encontra-se neste Projeto.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Matemática, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).


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