Pedagogia

Unidade: Alto Horizonte
Modalidade: Licenciatura
integralização: A carga horária do curso (3.200 horas) será integralizada no mínimo 08 períodos (04 anos) e no máximo em 16 períodos (08 anos).
Portaria: Autorizado pela Portaria nº 353 de 05/08/2016 e publicado no D.O.U. de 06/08/2016.

R$

449,10 *

48 parcelas

Valor sem desconto R$ 499,00

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

O curso de Licenciatura em Pedagogia, como um curso de formação de professores, compreende a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Entender a docência como ação educativa significa discutir a formação de professores como o curso que torna o profissional apto a desenvolver suas atividades no ambiente escolar, mas, também, capaz de extrapolar este ambiente para todo e qualquer espaço formativo e educacional. Isto significa afirmar que o pedagogo é o profissional responsável pela organização do trabalho pedagógico, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de Licenciatura em Pedagogia, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Experimente este free keno games e ganhe o jackpot do casino! Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.

A formação em Pedagogia passou por várias mudanças nos últimos vinte anos. Até três ou quatro anos atrás os cursos que formavam pedagogos tinham que definir “habilitações”, que definiam áreas específicas de atuação.

Quem desejava lecionar no ensino fundamental I – primeira à quarta série -, por exemplo, podia fazê-lo a partir do curso “normal” (de ensino médio, também denominado à época de “magistério”). Após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996, foi estabelecida a exigência de formação em pedagogia para tal, com prazo de dez anos para adequação à lei. Ou seja, hoje todo professor de ensino fundamental I deve ser pedagogo.

Entenda, portanto, que as profissões passam por mudanças ao longo da história, o que poderá ocorrer também no futuro. Isto indica o rumo de nossa resposta.

A necessidade de formação de educadores é grande em nosso país. Nossa população é predominantemente jovem, e precisa de quem a conduza ao mundo mais amplo dos adultos. A instituição escolar tem papel decisivo para tal, o que determina exigências sociais quanto à formação de educadores.

Na década de 1990 o governo federal liberou a abertura de inúmeros cursos de nível superior e entre eles os cursos de Pedagogia lideraram o número de vagas abertas. Em outros termos, há um grande campo de trabalho  necessidade social de educadores mas o mercado de trabalho vagas disponíveis e valorização salarial não cresceu na mesma proporção.

Sintetizando: hoje o campo de trabalho á amplo, mas o mercado apresenta dificuldades em função do número de pessoas que desejam ingressar nele. Em termos de opções, o pedagogo pode atuar como professor na educação infantil (pré-escola), na educação fundamental I (professor do primeiro ao quinto ano), como coordenador ou supervisor de ensino, como orientador educacional, dirigindo suas ações ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, e como diretor escolar.

Para cada função, o mercado exige experiência e qualificações que vão além da formação básica que a graduação oferece (competências desenvolvidas pela prática, cursos de extensão, pós-graduação).

Por fim, outras opções podem ser encontradas em organizações não vinculadas ao sistema oficial de ensino, como as ONGs (Organizações não governamentais), hospitais (na área denominada pedagogia hospitalar) ou em empresas (na área de treinamento e desenvolvimento profissional) passando pela educação à distância.

O que você pode fazer

Administração escolar Gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Ensino Lecionar na Educação Infantil e nas cinco primeiras séries do Ensino Fundamental.

Coordenação pedagógica Acompanhar, orientar e avaliar os professores, a rotina da escola e o processo de aprendizagem dos alunos.

Educação especial Desenvolver material didático e ministrar aulas para crianças e adultos portadores de necessidades especiais.

Orientação educacional Dar assistência aos estudantes com o uso de métodos pedagógicos e psicológicos.

Pedagogia empresarial Desenvolver e implantar projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições.

Pedagogia hospitalar Atuar com processos educativos de crianças e jovens internados.

Supervisão educacional Orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino.

Objetivo geral

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Ideal, tem como objetivo geral formar docentes para exercer as funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos; na modalidade Normal, na Educação Profissional na área de participação em atividades da gestão de processos educativos, no planejamento, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação de atividades e projetos educativos; e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Objetivos específicos

  • Planejar, executar e avaliar atividades educativas;
  • Aplicar ao campo da educação os conhecimentos filosóficos, históricos, antropológicos, ambientais ecológicos, psicológicos, linguísticos, sociológicos, políticos, econômicos e culturais;
  • Oportunizar a construção de um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da profissão;
  • Desenvolver currículo fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;
  • Identificar a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para à cidadania fundamentada no respeito as diferenças e diversidade humana;
  • Pesquisar, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional; e
  • Orientar a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
  • Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;
  • Produzir a difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares

O perfil do egresso do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Ideal está de acordo com o Art. 5º da Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006.

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a quatro anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;

III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – trabalhar, em espaços escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano e nos diversos níveis e modalidades de ensino;

V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais e entre outras;

XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;

XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; e

XVI – estudar e aplicar criticamente as diretrizes curriculares e demais determinações legais e políticas.

Concluintes do Ensino médio ou EJA e demais interessados.


Ano: Descrição: Anexo:

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