Gestão de Recursos Humanos

Unidade: Brasília
Modalidade: Tecnólogo
integralização: A carga horária do curso (1.620 horas) será integralizada no mínimo 04 períodos (02 anos) e no máximo em 08 períodos (04 anos).
Portaria: Autorizado pela Portaria N° 98 de 01/04/2016 e publicado no D.O.U de 02/04/2016.

R$

476,10 *

24 parcelas

Valor sem desconto R$ 529,10

*Para pagamento pontual até o dia 10 de cada mês. Valores válidos para novos alunos.

 

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. É sua função administrar as potencialidades de processos organizacionais e gerenciar pessoas, de forma a integrar os setores da companhia. Cabe ao profissional a avaliação da necessidade de novos colaboradores que garantam a viabilidade do processo produtivo da empresa, assim como é sua função realizar o manejo do quadro de funcionários. Para isso, o gestor em RH precisa dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas.

O Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Tecnologia (Resolução CNE/CP Nº 3 de 18 de dezembro de 2002); orientando-se para formar sólidas competências, preparando o graduando para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional.

O curso é geralmente formado por quarto módulos de capacitação específica, e, ao término de cada um, o aluno recebe um certificado de conclusão e ao concluir todos módulos aluno recebe diploma.

O mercado para esse tecnólogo está em alta. Com a crise econômica, as empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade. Com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. A complexidade da legislação trabalhista reforça a demanda pelo tecnólogo, que é especialista em áreas como folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos. Em empresas que contratam temporários, o gestor de RH tem papel de destaque, pois é o responsável por treinar esses profissionais. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional.

O profissional egresso do Curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos em função de sua formação específica na área, ao concluir o curso, está preparado para atuar em qualquer nível de organização, seja ela pública ou privada, de qualquer porte, dentro de um moderno conceito de gestão de pessoas, hoje exigido no mercado globalizado. Dentre as diversas atividades, pode-se citar:

  • Consultorias e assessorias na área de recursos humanos;
  • Gerência de Núcleos de Recursos Humanos nas organizações;
  • Supervisão;
  • Liderança em equipes de trabalho;
  • Elaboração de Estratégias de Recursos Humanos.

Objetivo geral

Formar gestores especialistas em administração de Recursos Humanos, que entendam toda a complexidade e dinâmica dessa área de atuação, privilegiando o aprimoramento e aplicação de habilidades e competências claramente identificadas.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do curso:

  • desenvolver habilidades para criar e implantar planos estratégicos relacionados à área de Recursos Humanos;
  • elaborar planos táticos operacionais;
  • desenvolver habilidades nos serviços de recrutamento e seleção;
  • capacitar o aluno para desenvolver projetos de modelagem de estruturas de cargos e salários nas organizações;
  • aplicar e entender os resultados dos sistemas de avaliação de desempenho, visando identificar necessidades e perfil dos recursos humanos nas empresas;
  • identificar situações em que seja necessário aplicar treinamento, objetivando o desenvolvimento de pessoas;
  • definir metodologias de recompensa de pessoas;
  • aplicar e entender processos podendo prestar consultoria e assessoria na área de recursos humanos.

Tornar o Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Ideal, referência na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

A nova realidade de mercado exige um profissional no mundo corporativo e empresarial pronto para observar, analisar, conceituar, sintetizar e aplicar os conceitos mais amplos ou mais específicos, com habilidade para assumir as mais variadas funções, seja como executivo, consultor, assessor e especialista em gestão de RH inerentes à tomada de decisão nas mais diversas empresas e ramos do mercado. O curso tem como foco o desenvolvimento do raciocínio estratégico, da capacidade de planejar e executar ações integradas em ambientes altamente competitivos, identificar necessidades das pessoas e aproveitar o potencial em benefício da organização. Nessa direção, o curso forma profissionais qualificados para atuarem nas organizações em áreas que exigem conhecimentos em práticas de Recursos Humanos, com conhecimentos específicos para tal. Ao final do curso o egresso deverá apresentar as seguintes habilidades e competências:

  • Realizar processos de recrutamento, de seleção, de integração, de desenvolvimento, de capacitação, de avaliação, e planos de cargos, de encarreiramento e de salários;
  • Conhecer a legislação trabalhista e previdenciária para melhor atuação na área de recursos  humanos;
  • Organizar os procedimentos definidos pela política de recursos humanos;
  • Levantar dados para apoiar o processo de planejamento de recursos humanos;
  • Conhecer técnicas de negociação e gerenciamentos de conflitos internos e externos nas empresas;
  • Elaborar rotinas trabalhistas definindo os métodos particulares de execução e controle do planejamento de recursos humanos;
  • Compreender o papel da Psicologia na Administração e Fundamentos do Comportamento Organizacional
  • Selecionar indicadores de desempenho do planejamento de recursos humanos.

Concluintes do Ensino Médio ou EJA e demais interessados.

Prof. Dr. Luiz Alberto Rocha de Lira

Contato

E-mail: coord.rh@unideal.edu.br
Telefone: (61) 3388-0809    Ramal: 213
Mine Currículo:

Possui graduação em Administração pela Associação de Ensino Unificado do DF (1987). Especialização em Administração Financeira do Setor Público e Privado (AEUDF). Especialização em Educação, Ciência e Tecnologia (PAI/CAPES). Mestrado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Professor da FAE-DF (2013). Coordenador do Curso de Administração e Ciências Contábeis da FAE (2015). Diretor Acadêmico da Faculdade Serrana de Ensino Superior (2004-2012). Professor Titular da Faculdade Serrana/DF (2004-2012). Professor da UNIP/DF. Professor da FIPLAC/DF. Professor da FTB/DF. Coordenador de Programas Especiais da CAPES/MEC (1990 -1996). Coordenador do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientifica e Tecnológico/PADCT/CAPES (1989-1996). Coordenador do Programa de Educação para Ciências/SPEC/PADCT/CAPES e Prociências/CAPES (1996 -2001). Auditoria Interna da CAPES (2002-2003). Chefe da Seção de Execução Financeira e Orçamentaria da CAPES (1982-1989). Chefe da Divisão de Prestação de Contas da CAPES (2003-2005). Coordenador de Supervisão e Fomento da UAB/CAPES (2012). Coordenador de Programas e Cursos em Educação a Distância da CAPES/MEC (2013). Consultor Científico do IDLT-MA (2008). Analista em Ciência e Tecnologia do Quadro Permanente da CAPES/MEC desde 1982. Pesquisador e Consultor na área de Educação, Ciência e Tecnologia. Política, Gestão e Financiamento de Programas de Educação.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709177D9


Ano: Descrição: Anexo:
2017 Matriz Curricular Arquivo para download

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A faculdade dispõe de um laboratório de informática com 30 (trinta computadores), e um quadro interativo para ensino e manuseio de programas e aplicativos de todos os cursos. A fim de dar suporte aos cursos, os alunos terão acesso aos Laboratórios de Informática, dotados de Microcomputadores, Impressoras, Scanners, com os quais os alunos irão se familiarizar no trato das questões inerentes à sua profissão e garantir o bom desenvolvimento das atividades acadêmicas. O pessoal técnico realizará procedimentos para conservação dos equipamentos, manutenção preventiva, corretiva e de emergência, incluindo:

  • Substituição de peças de equipamentos em condições de uso;
  • Reformas de instalações e equipamentos de forma a minimizar a probabilidade da ocorrência de incidentes e interrupções nas rotinas de trabalho; e
  • Consertos e reformas necessárias.

A reposição de materiais de consumo será compatível com a demanda das atividades realizadas em cada período letivo. O planejamento da atualização tecnológica dos laboratórios prevê disponibilidade de recursos para revisão semestral das condições dos equipamentos nos períodos de férias e recesso escolar.

O uso do laboratório é feito mediante reserva, conforme as normas de seu regulamento próprio.

laboratorio-de-informatica

Autorizado pela Portaria N° 98 de 01/04/2016 e publicado no D.O.U de 02/04/2016.


Descrição: Anexo:

Uma das prioridades da Faculdade Ideal é a integração da pessoa com deficiência, desde limitação física, intelectual ou dificuldades de aprendizagem. Preocupa-se em proporcionar acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida (permanente ou temporária) e à pessoa com deficiência, que apresente completo ou parcial comprometimento de suas capacidades motoras, visuais, auditivas ou quaisquer outras que necessitem de auxílio na busca por condições igualitárias, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Instituição se compromete em prover infraestrutura para proporcionar sala de apoio especial para os alunos com deficiência visual e auditiva, desde o seu ingresso até a conclusão do curso, mediante solicitação encaminhada pela pessoa portadora de necessidades especiais temporárias ou permanentes. As instalações da faculdade foram projetadas em conformidade com a Lei de Acessibilidade – Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 e compreende:

  • Acesso aos espaços de uso coletivo; reserva de vagas no estacionamento da Instituição;
  • Rampa e elevador propiciando circulação de cadeira de rodas; portas e banheiros com espaços adequados ao acesso de cadeira de rodas; Barras de apoio nas paredes dos banheiros, lavabos, bebedouros etc.

Quanto ao portador de deficiência visual, se houver necessidade a IES equipará com máquina de datilografia braile, impressora braile acoplada ao computador, sistema de síntese de voz, gravador e fotocopiadora que amplie textos, software de ampliação de tela, equipamento para ampliação de texto para atendimento a aluno com visão subnormal, lupas, réguas de leitura, scanner acoplado ao computador. Fazendo-se necessário, será também adquirido gradual acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático.

Para os portadores de deficiência auditiva, caso a instituição tenha aluno portador desta deficiência, providenciará, se necessário, intérprete de língua de sinais/língua portuguesa, principalmente em época de provas. Será flexível na correção das provas escritas, valorizando o conteúdo semântico e estimulando o aprendizado da língua portuguesa na modalidade escrita, para uso de vocabulário pertinente às disciplinas do curso em que o aluno estiver matriculado.

O apoio psicopedagógico será uma oferta constante para o aluno que dele necessitar e será realizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, que busca assistir aos discentes, no sentido de superar dúvidas e ansiedades, com ações de integração do aluno à vida acadêmica, de favorecer o desenvolvimento pessoal, social e cultural, essenciais à formação de futuros profissionais, além de possibilitar uma participação efetiva na melhoria da qualidade da aprendizagem. Vale ressaltar que o NAP também prestará assistência aos docentes e Corpo técnico-administrativo. São Funções do NAP:

  • Oferecer suporte a docentes e discentes, para um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem;
  • Sensibilizar discentes, docentes e corpo técnico a participar de atividades desenvolvidas pela CPA e pela NAP, considerando a importâncias destes agentes para o processo de aprendizagem; Mediar situações que envolvam o relacionamento do discentes com os demais profissionais da Instituição;
  • Incluir os alunos com necessidades educacionais especiais através de ações específicas;
  • Manter articulação com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável, colaborando na sensibilização dos discentes, docentes e corpo administrativo para participação no processo de auto avaliação institucional, utilizando seus resultados como parâmetro para o trabalho de apoio psicopedagógico;
  • Criar espaço de escuta;
  • Observar, entrevistar e fazer devolutiva;
  • Agir com ética, transparência e imparcialidade, preservando a identidade dos discentes e docentes e corpo administrativo;
  • Manter em sigilo informações recebidas durante os atendimentos, assim como deixar em ordem o sistema de registro, comunicação e encaminhamentos.

O Curso não dispõe de Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso. O Projeto Integrador – PI é o marco para as atividades de conclusão, processo em que o aluno se prepara para a finalização do curso. O PI desenvolve habilidades diferenciadas, tornando o aluno competente no exercício de sua profissão, é fator primordial na formação do egresso dos cursos de Tecnologia da Faculdade Ideal. Neste sentido buscou-se trabalhar com o que se denomina Projeto Integrador.
O Projeto Integrador apresenta papel fundamental no desenvolvimento das competências, unificando os conhecimentos trabalhados durante o curso a partir da interação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
A finalidade do Projeto Integrador é de mobilizar as competências adquiridas em busca de soluções operacionais para problemas que simulem situações práticas do mundo do trabalho.
Durante a elaboração do projeto, o aluno receberá orientação de docente designado para este fim com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, articulando teoria e prática, motivação e contextualização, autonomia e criatividade, ação e produção, compromisso e discussão, permitindo a avaliação do acadêmico sob circunstâncias próximas às de um ambiente real, verificando a eficiência com que o aluno operacionalizou as competências consideradas.

O PPC do curso não prevê a oferta de estágio.

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA, PESQUISA E EXTENSÃO – NUPPE

ÂMBITO E FINALIDADE

O Núcleo de Prática, Pesquisa e Extensão consiste num órgão de apoio didático-pedagógico e tem a finalidade de organizar, acompanhar e colaborar com a execução das atividades de estágios supervisionado e extracurricular a serem realizadas pelos alunos dos cursos de graduação da Faculdade Ideal.

OBJETIVOS DO NUPPE

I – Gerenciar em consonância com as Coordenações de Curso, todo o processo de desenvolvimento de práticas; estágios supervisionados ou extracurricular ou não, dos cursos de graduação;

II – Integrar os cursos de graduação com a comunidade, com vistas à melhoria da qualificação profissional;

III – – Atender o aluno em fase de estágio, para orientar o acadêmico sobre a estruturação e fundamentação legal do Estágio Supervisionado Curricular e Extracurricular;

IV – Prover a infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos em fase de estágio supervisionado;

V – Estabelecer intercâmbio entre os cursos de graduação e todas as empresas, organizações, instituições que, de certa forma, propiciem estágios aos alunos de graduação;

VI – Familiarizar os estudantes dos cursos de graduação com o mercado de trabalho e mantê-lo informado sobre as oportunidades profissionais disponíveis;

VII – Organizar e manter atualizado um cadastro automatizado referente às oportunidades de estágios para os cursos de graduação;

VIII – Efetivar metodologia de organização e acompanhamento do estágio, incluindo atividades de supervisão, visita e avaliação de estágio.

IX – Protocolar todos os documentos entregues ao NUPPE;

X – Checar condições dos acadêmicos nas entidades que realizam estágio;

ORGANIZAÇÃO DO NUPPE

O NUPPE será constituído da seguinte estrutura administrativa e deliberativa:

I- Coordenação do NUPPE;

II- Coordenação do Estágio Supervisionado;

III- Orientador de Estágio Supervisionado;

IV- Supervisor de Estágio;

V- Discentes Estagiários.

ATRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO DO NUPPE

Compete ao Coordenador do NUPPE:

I – Elaborar relatórios periódicos sobre as atividades do Núcleo;

II – Divulgar as oportunidades de estágios disponíveis;

III – Elaborar e atualizar o Manual de Estágio Supervisionado (normas gerais, direitos e deveres do estagiário e dinâmica de encaminhamento às instituições);

IV – Divulgar para as empresas, organizações e instituições a condição e disponibilidade dos discentes para a realização de estágios, sempre em consonância coma coordenação de curso, realizando desta forma a divulgação do curso junto à comunidade em que a Faculdade esta inserida;

V – Colaborar na ação de firmar convênios ou outras cooperações para proporcionar, reciprocamente estágios nas diversas áreas;

VI – Representar, na área de interesse, da faculdade junto a Empresas, públicas e privadas, órgãos Públicos e Institutos de Pesquisa com os quais a faculdade mantem convênios de estágio.


 
 
 


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Nossas Unidades


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(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
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