Pedagogia

Cursos Destaques

O curso de Licenciatura em Pedagogia, como um curso de formação de professores, compreende a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.

Entender a docência como ação educativa significa discutir a formação de professores como o curso que torna o profissional apto a desenvolver suas atividades no ambiente escolar, mas, também, capaz de extrapolar este ambiente para todo e qualquer espaço formativo e educacional. Isto significa afirmar que o pedagogo é o profissional responsável pela organização do trabalho pedagógico, tanto em espaços escolares quanto não escolares.

O curso constitui-se com base nas Diretrizes Curriculares para Curso de Pedagogia, especificadas pelo órgão federal competente conforme (Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015).

O licenciado em Pedagogia entende dos princípios e métodos de ensino, da administração de escolas e da condução dos assuntos educacionais. Ele trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação. O profissional tem dois grandes campos de atuação: a administração e a atuação como professor, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino e orientar professores e alunos quanto dar aulas (para a educação infantil e as cinco primeiras séries do Ensino Fundamental). Em órgãos do governo, o pedagogo estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, ele orienta e dirige os professores e verifica o cumprimento dos currículos e das diretrizes educacionais do país. Em sala de aula, leciona nas séries iniciais do Ensino Fundamental e acompanha e avalia o processo de aprendizagem e as aptidões de cada estudante. Além disso, o graduado está habilitado para trabalhar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ou educação a distância.