Engenharia de Produção

Cursos Destaques

O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa, com o objetivo de aumentar sua produtividade e rentabilidade. Sua formação associa conhecimento de engenharia a técnicas de administração e fundamentos de economia e engenharia, preparando-o para adotar procedimentos e métodos que racionalizam o trabalho, aperfeiçoam técnicas de produção e ordenam as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre os setores técnicos e administrativos, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria.

O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Este profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para definir funções e planejar escalas de trabalho. Há diversos cursos que permitem ingressar nesta carreira como tecnólogo.

O curso de Engenharia de Produção da Faculdade Ideal capacita o profissional a identificar, formular e solucionar problemas ligados às atividades de projeto, operação e gerenciamento do trabalho e de sistemas de produção de bens e/ou serviços, considerando seus aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O curso está de acordo com a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) e forma um engenheiro capaz de atuar em diferentes campos industriais e de serviços.

O curso ora proposto foi estruturado de forma que atenda a Legislação Educacional Brasileira em vigor e as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, materializadas no Parecer CNE/CES nº 1.362/2001; Resolução CNE/CES nº 11 de 11 de março de 2002 e Resolução CNE/CES n° 2 de 18 de junho de 2007.