Novas Aquisições

 

Plano de Expansão da Biblioteca

Este plano apresenta a política de aquisição, expansão e atualização do acervo da Biblioteca da Faculdade Ideal.

A Política de aquisição, expansão e atualização é uma atividade interdisciplinar que orienta o planejamento do acervo como um processo contínuo, que tem seu início a partir do funcionamento da Biblioteca e que permanecerá ao longo da existência da Instituição.

O processo de gestão de acervo da biblioteca é uma atividade que objetiva aproximar usuários (docentes / discentes / funcionários / comunidade) para a real função da biblioteca, dar suporte informacional às atividades acadêmicas e fomentar o conhecimento.

Assim, a gestão de expansão do acervo busca melhorar os serviços informacionais, utilizando o critério das recomendações bibliográficas nos planos de ensino das disciplinas dos cursos oferecidos.

Principais objetivos da política de aquisição, expansão e atualização do acervo:

  • Monitorar o crescimento de forma estruturada do acervo nas áreas de atuação da instituição;
  • Estabelecer critérios de prioridades para aquisição de materiais bibliográficos;
  • Regularizar orientações para descarte.

Seleção

A seleção de materiais será realizada pelo NDE, Coordenador (es) de curso (s), Corpo Docente juntamente com a Direção e Coordenação Acadêmica, através de análise de demandas existentes no processo de ensino, e ainda quando a área possui atualizações científicas publicadas no mercado editorial.

Critérios Gerais de Seleção

Os seguintes critérios serão analisados pelo corpo docente e pela administração da biblioteca:

  • Autoridade: Qualificação do material segundo seu conteúdo e habilitação da autoria e editora;
  • Precisão: Exatidão das informações constantes no livro;
  • Atualização: Ano da publicação da obra;
  • Idioma: Verificar o atendimento ao público alvo;
  • Características físicas: Analisar a tipografia da obra, a encadernação e a qualidade do papel;
  • Contribuição: Avalia o que já existe e a necessidade de inclusão títulos adicionais;
  • Custo: Avaliar alternativas financeiras que propiciem uma melhor aquisição

Doações

Os materiais recebidos como doações serão submetidos aos mesmos critérios do material comprado. Para esse procedimento, é importante observar que em hipótese alguma serão adicionados materiais doados ao acervo somente porque foram recebidos de forma gratuita. A responsabilidade e a qualidade dos serviços prestados pela instituição são mantidas pelos critérios aqui descritos.

Quanto às doações recebidas, a biblioteca, poderá dispor das mesmas, da seguinte maneira:

  • Incorporá-la ao acervo;
  • Doá-las e/ou permutá-las com outras instituições;
  • Descartá-las.

 Solicitações de aquisição

O período para as solicitações de compras será no início do ano letivo, no período da elaboração do cronograma de cumprimento do plano de ensino, realizado pelos professores e coordenadores de cada curso.

Caso exista a necessidade de aquisição após a compra neste período, a Biblioteca, Direção Geral e Departamento de Compras discutirão a viabilidade.

 

REDES SOCIAIS

   


Nossas Unidades


Unidade Planaltina-DF
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(61) 3388-0809
(61) 99861-8800
atendimento@unideal.edu.br
Av. Independência – SCC Quadra 01
Bloco C - Edifício Plaza
Planaltina-DF, CEP:73310-303

Unidade Alto Horizonte - GO
Departamento de Controle Acadêmico - DCA
(62) 3383-3006
(62) 98221-3099
atendimento@unideal.edu.br
Avenida Osmar Rosa da Silva,
esq. c/ Rua Belém, Setor Sul
Alto Horizonte-GO, CEP: 76560-000

Faculdade Ideal – Unideal | Ideal é ter você!
2018 - Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo