Pesquisa

 

Políticas e as Práticas de Pesquisa ou Iniciação Cientifica

A Faculdade Ideal oferece e estimula a participação dos discentes e docentes em Projetos de Iniciação Científica, cujo objetivo é despertar o espírito crítico, criativo e científico. Para tanto, foi institucionalizado anualmente, com início no 2º semestre de 2015, o primeiro “Congresso de Iniciação Científica”.

A Instituição disponibiliza, em seu calendário anual, com o evento de iniciação científica denominada “Congresso de Iniciação Científica”. No referido evento todos os docentes são convidados a elaborar um painel, por disciplina, conforme viabilidade, com o envolvimento de ao menos uma equipe de alunos, que leve o referido grupo a desenvolver pesquisa na área.

O evento é multidisciplinar, assim, alunos de períodos diversos podem acompanhar qualquer painel disponibilizado. Por exemplo, os alunos do 1º período podem acompanhar um painel elaborado por alunos do 4º período e vice-versa. Como o evento ocorre durante uma semana, há a possibilidade de o discente aproveitar diversos conteúdos que ainda não trabalhou, sendo todos frutos de pesquisa científica. Por fim, os painéis geram relatórios científicos que, com a contribuição de um discente relator, se tornam documentos que mapeiam o que ocorreu durante cada evento e são disponibilizados no sítio da IES e transmitidos, via e-mail, a cada membro da comunidade acadêmica da Faculdade Ideal.

Desta forma, a Ideal valoriza a realização de seminários no seu sentido amplo por meio da proposta de 02 (duas) encontros exclusivos desta modalidade pedagógica anuais. Em seu sentido estrito, os seminários do curso, vistos como possibilidades de ensino e aprendizagem, serão realizados em grupos de estudo, nos quais se discutirão e se debaterão um ou mais temas apresentados por um ou vários alunos, sob a direção do professor responsável pela disciplina.

Desta forma, haverá para o aluno a oportunidade de desenvolver a investigação, a crítica, a independência intelectual, o trabalho cooperativo e de fazer propostas alternativas para resolver questões levantadas.

Também com a participação de toda a Faculdade, a Semana Acadêmica é o evento que trabalha o âmbito profissional em função dos conceitos e das aprendizagens essenciais, conciliando a teoria e a prática por meio de apresentação de pesquisas por profissionais da área ou alunos orientados. Tal evento, que é institucional, tem como público alvo especial os acadêmicos do curso, futuros profissionais, compreendendo, entre outros:

  • Palestras; Workshops, Cursos e Minicursos;
  • Feira de Ciências, produtos e serviços;
  • Painéis e espaços culturais;
  • Apresentação de Trabalhos Acadêmicos; e
  • Mesas redondas.

Além das atividades acima expostas, o curso poderá contar com visitas técnicas em instituições públicas e privadas da região, conforme disponibilidade das mesmas. Serão feitas parcerias para formar um profissional prático e atento ao mercado de trabalho.

A Ideal manterá atividades de extensão, que terão por objetivo geral tornar acessível à sociedade o conhecimento, seja por sua própria produção, seja pela sistematização ou pelo estudo do conhecimento universal disponível. As atividades de extensão serão mantidas pela instituição para a difusão de conhecimentos e técnicas pertinentes às áreas de seus cursos e para estreitar as relações de intercâmbio entre a Faculdade e a comunidade.

A extensão no âmbito educacional deve ser desenvolvida por intermédio das seguintes atividades principais:

  • Publicações que visem tornar o conhecimento acessível à população, a cientistas e profissionais etc.; eventos culturais, científicos ou de outros tipos que tenham como finalidade a criação de condições para que a sociedade tenha possibilidade de conhecer os bens científicos, técnicos ou culturais disponíveis ou de usufruir deles;
  • Serviços desenvolvidos em benefício à população;
  • Assessorias e consultorias com vistas a auxiliar pessoas ou instituições na utilização e aplicação eficaz do conhecimento existente;
  • Cursos de atualização, de formação, de aperfeiçoamento profissional, de ampliação cultural, de especialização técnica e outros que possam constituir instrumentos para maior acesso ao conhecimento existente.

As atividades de extensão na Ideal terão como missão ser um canal de participação dos estudantes da instituição e um instrumento de articulação da comunidade interna com a comunidade externa para troca de experiências e conhecimentos, em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional.

Ao estimular a participação dos estudantes nos mais diferentes projetos e atividades de extensão, a instituição buscará auxiliar sua transformação, fazendo com que eles desenvolvam noções de responsabilidade social e de organização, além de auxiliar na difusão do conhecimento que circula na instituição.

As atividades de extensão, previstas no art. 44, inciso IV, da LDB 9.394/96, cuja finalidade básica, dentre outras, consiste em propiciar à comunidade o estabelecimento de uma relação de reciprocidade com a instituição, também podem ser integradas nas Atividades Complementares.

No que se refere à pesquisa, a Ideal tem como meta a realização de atividades que visam instigar o espírito de investigação científica, inerente ao ensino de qualidade. Estas atividades serão realizadas no âmbito de projetos interdisciplinares dentro do contexto de cursos de graduação, bem como nos Trabalhos de Conclusão de Curso, com vistas ao aprendizado de técnicas e métodos científicos aplicáveis na resolução prática de problemas.

Portanto, a Faculdade Ideal assume o compromisso de formar um aluno que esteja ciente que o conhecimento humano está em constante evolução, bem como desenvolver nele autonomia intelectual, reflexão e conhecimentos fundamentais de sua área: elementos que lhe darão condição de desenvolver pesquisa científica futuramente em sua carreira se assim o desejar.

Linhas de Pesquisas

A Faculdade ideal pretende organizar  Linhas de Pesquisa,  sob um tema central, pesquisas realizadas individualmente ou em grupo de pesquisa que geram conhecimentos acadêmico-científicos e tecnológicos. Os resultados deverão  mostrar o aprofundamento do tema central da linha, a produção acadêmica e a inserção dos pesquisadores no meio social e institucional. Abrange investigações tanto da formação inicial quanto continuada de professores. São focos de interesse:

  • Investigação sobre as concepções, ideias, imaginário dos professores em formação inicial ou continuada;
  • Estudos sobre os currículos das licenciaturas relacionados, reflexões sobre o estágio supervisionado e da prática pedagógica como lócus de conhecimento e não como apenas uma aplicação de teorias.
  • Estudos sobre o papel do professor relacionadas à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, etnográfica, pesquisa-ação, para o repensar da prática pedagógica.

Os Objetivos e as Metas institucionais para a Pesquisa e a Iniciação Científica 

I. Ampliar as pesquisas na área de na área de gestão e formação docente:

  1. – Definição de novos projetos de pesquisa. (2018-2019-2020)
  2. – Estabelecimento de novas linhas de pesquisa. (2018-2019-2020)
  3. – Definição de novos projetos de iniciação cientifica. (2018-2019-2020)
  4. – Definição do corpo docente. (2018-2019-2020)
  5. – Manutenção dos grupos de pesquisa. (2019-2020)
  6. – Alocação de horas para o corpo docente. (2018-2019-2020)

II. Desenvolver, realizar e promover continuadamente a iniciação científica.

  1. – Promoção de convênios com instituições locais, nacionais e internacionais, capazes de permitir o desenvolvimento de projetos de pesquisa. (2018-2019-2020)
  2. – Criação dos Núcleos Acadêmicos de Ensino e Pesquisa. (2019-2020)
  3. – Manutenção do corpo docente com alocação de horas atividades de pesquisa/iniciação cientifica. (2019-2020)
  4. – Alocação de horas para o corpo docente. (2019-2020)
  5. – Promoção de atividades de iniciação científica como instrumento de ação pedagógica institucional no processo de ensino-aprendizagem. (2019-2020)
  6. – Manutenção do Fundo de Pesquisa e de Iniciação Científica, com verba de até 1% da receita das mensalidades. (2019-2020)
  7. – Determinação de mecanismos voltados à captação de recursos visando a ampliação das atividades de Iniciação Científica. (2019-2020)
  8. – Manutenção e ampliação da mostra de trabalhos acadêmicos. (2019-2020)
  9. – Divulgação dos trabalhos de pesquisa e iniciação cientifica no congresso de iniciação cientifica da Faculdade Ideal.(2018-2019-2020)
  10. – Criação e Manutenção das bolsas de iniciação científica. (2018-2019-2020)
 

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