Regulamento do NEaD

 

Regulamento do NEaD

Art. 1º O NEaD é um espaço pedagógico especifico para a os cursos a distância da Ideal.

Art. 2º A Educação a Distância (EAD) é a modalidade educacional na qual a mediação didática pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

 Art. 3º O NEaD tem por finalidade disseminar a cultura de EAD em todas as instâncias da IDEAL, projetando, implementando e coordenando o uso dos recursos necessários ao processo de ensino-aprendizagem à distância.

Art. 4º. O NEaD está dividido em 03 áreas que envolvem a atuação de uma equipe interdisciplinar:

  1. a) Área de Gestão Tecnológica: Esta área está ligada diretamente ao setor de tecnologia/marketing da faculdade, tem como objetivo zelar pelo site da IES, pela implementação de melhorias no AVA através do manuseio da plataforma moodle e o desenvolvimento de programas para WEB. Realizará as seguintes atividades:
  • Manutenção sistêmica do Ambiente Virtual de Aprendizado;
  • Manutenção das funcionalidades do site da faculdade;
  • Desenvolvimento de aplicativos WEB para o Ambiente Virtual de Aprendizado e Site da IES;
  • Automatização dos processos administrativos e Adaptação para plataforma WEB;
  • Desenvolvimento dos projetos de EAD;
  • Gerenciamento do cadastro dos professores/tutores e alunos no Ambiente Virtual;
  • Suporte e Gestão de Tecnologia de Informação quanto a dificuldades em relação ao uso do Ambiente Virtual;
  • Criação e suporte para gestão de recursos Audiovisuais;
  • Alimentação e controle de material postado; e.
  • Avaliação e monitoramento das funções do ambiente virtual.
  1. b) Área de Gestão Pedagógica: Esta área será responsável pela coordenação todos os projetos e as atividades diárias que envolvem a Coordenação do Núcleo de EaD da IES. O trabalho dessa área envolve a coordenação de curso de pedagogia EaD, tutoria presencial e a distância, e supervisão de material de estudo (módulos, mídias etc), sistema de controle de produção e distribuição de material didático (logística) com interação direta com a área de gestão tecnológica. Esta área tem como objetivo a diagramação dos materiais que são publicados pela IES tanto no formato impresso como no formato digital, bem como a edição de vídeos produzidos na faculdade, tendo como foco a qualidade no material produzido. Realizará as seguintes atividades:
  • Diagramação dos materiais produzidos;
  • Criação de cartazes, banners e folders para divulgação Institucional e edição de vídeos;
  • Planejamento e desenvolvimento das atividades de EaD;
  • Interação de alunos, professores e tutores;
  • Formatação dos cursos extensão ofertados pela faculdade;
  • Supervisão de material e recursos audiovisuais e impressos;
  1. c) Área de gestão administrativa: Esta área tem o objetivo de prestar o atendimento aos alunos, professores, tutores bem como zelar pela execução do curso a distância. Realizará as atividades de:
    • Controle de frequência dos professores/tutores das disciplinas à distância;
    • Gerenciamento de disciplinas pelo controle do sistema acadêmico e da biblioteca.

Este constitui-se como ambiente virtual de aprendizagem denominado Portal AVA, que disponibiliza no AVA o material didático como os módulos de estudos, material de apoio e vídeo aulas. O AVA oferecerá fórum, atividades de fixação, Será que aprendi compartilhamento de arquivos, ebooks, mural de aviso, banco de questões e outras funcionalidades. Os alunos terão acesso ao material por meio de uma senha de acesso, fornecida pelo Departamento de Controle Acadêmico da faculdade.

Art. 5º O NEaD tem como responsabilidades e atribuições:

  • Definir em conjunto com a Coordenação Acadêmica os programas, projetos e cursos na área acadêmica ou corporativa, a serem ofertados para a sociedade, na metodologia de EaD, com base na análise das ambiências interna e externa, que integram o planejamento estratégico da instituição;
  • Elaborar em conjunto com as Coordenações de Cursos, os planos de gestão para os diferentes programas e cursos em EaD.
  • Coordenar o planejamento, a produção, a implantação e a avaliação os programas de EaD.
  • Trabalhar conjuntamente com a Coordenação Acadêmica no planejamento e execução das Oficinas Pedagógicas para os professores e tutores dos Programas de EaD.
  • Apoiar a instituição na criação e acompanhamento do desempenho da equipe disciplinar responsável pelo desenvolvimento dos programas de EaD.
  • Coordenar a fase de implantação dos programas de EaD, com foco na qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com base no sistema de gestão acadêmico-administrativa.
  • Produzir e disseminar conhecimento, assim como realizar pesquisas científicas no segmento de EaD.

Art. 6º O coordenador do NEaD será um professor / tutor com experiência de no mínimo três anos em Ead.  Compete ao coordenador do NEaD:

I – convocar e presidir as reuniões do núcleo;

II – implantar, coordenar e divulgar ações;

III – representar o NEaD em todas as instâncias ou delegar sua representação;

IV – encaminhar à direção geral planos de trabalho e relatório anual de atividades do NEaD;

Art. 7º Poderão participar da equipe de apoio do NEaD professores, técnico-administrativos e estudantes aceitos pelo Coordenador.

Art. 8º.  A equipe multidisciplinar do NEaD é composta por:

  • 01 Supervisão e Produção de Material
  • 01 Revisor Ortográfico
  • 01 Técnico de Informática
  • 01 Administrador do Ambiente
  • 01 Tutor Presencial
  • 01 Tutor a distancia

Art. 9º. A coordenação do NEaD é responsável pela supervisão do trabalho de todos os tutores.  São atribuições   dos tutores:

  • Participar das atividades de capacitação e atualização;
  • Acompanhar o planejamento e o desenvolvimento dos processos seletivos de tutores, em conjunto com o coordenador de curso;
  • Acompanhar as atividades acadêmicas do curso;
  • Verificar “in loco” o andamento dos cursos;
  • Acompanhar o planejamento e o desenvolvimento das atividades do curso.
  • Acompanhar e supervisionar as atividades dos tutores;
  • Encaminhar à coordenação do curso relatório semestral de desempenho da tutoria.

Art. 10. A tutoria está dividida em tutoria presencial e a distância. A tutoria presencial tem como objetivo ajudar o estudante proveniente da educação presencial em que os alunos, via de regra, têm uma atitude passiva em relação à aprendizagem, a se adaptar à educação à distância, onde se requer sua participação ativa no processo de aprendizagem, buscando autonomia de aprendizagem.  São atribuições do tutor presencial:

  • Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático das disciplinas sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da disciplina;
  • Conhecer a estrutura de funcionamento do curso de Pedagogia
  • Participar das atividades de capacitação e avaliação dos tutores;
  • Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações das disciplinas sob sua responsabilidade e ajudar os estudantes a se manterem em dia.
  • Conhecer as ferramentas de apoio oferecidas para as disciplinas em que atua, orientando os estudantes para o uso dessas ferramentas;
  • Incentivar os estudantes a participarem das atividades oferecidas pelas disciplinas em que atuam tanto as presenciais quanto as oferecidas na plataforma;
  • Estar presente na sede, no horário previsto, para atendimento e orientação dos estudantes;
  • Orientar os estudantes nas aulas práticas e trabalhos em grupo estabelecidos pela coordenação de disciplina;
  • Orientar, através da prática, o estudante para a metodologia da educação à distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.
  • Familiarizar o estudante com o hábito da pesquisa bibliográfica (sugerida ou não no material didático), no sentido do aprofundamento e atualização dos conteúdos das disciplinas;
  • Assistir o estudante, individualmente ou em grupo, visando orientá-lo para a construção de uma metodologia própria de estudo;
  • Discutir e esclarecer as dúvidas de conteúdo;
  • Participar da aplicação das avaliações presenciais seguindo escala feita pelo diretor de pólo, em número proporcional à carga horária total de cada tutor;
  • Participar da confecção do gabarito de correção das avaliações, quando solicitada pelo coordenador de disciplina;
  • Corrigir as avaliações a Distância (AD);
  • Emitir o relatório mensal de desenvolvimento de conteúdo da disciplina, a ser enviado para o coordenador da disciplina e a folha de frequência semanal dos alunos, a ser entregue ao tutor coordenador;
  • Manter-se em comunicação permanente com o coordenador da disciplina, bem como com o tutor coordenador, informando-os sobre o andamento da disciplina.

Art. 11. O tutor  on line  é um tutor especialista, de preferência docente do curso com um bom domínio do conteúdo, inteiramente identificado disciplina. Todas as disciplinas contam com pelo menos um tutor à distância. O tutor a distância deve atuar em duas frentes: junto ao aluno e aos tutores presenciais. São suas atribuições:

  • Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático da disciplina sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área.
  • Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores.
  • Auxiliar o professor de disciplina em todas as suas funções, inclusive na capacitação e apoio aos tutores presenciais.
  • Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações da disciplina sob sua responsabilidade.
  • Atender as consultas dos estudantes, sempre ajudando-os a encontrar a resposta, certificando-se de que a dúvida foi sanada.
  • Orientar, através da prática, para a metodologia de educação à distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem.
  • Orientá-los sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem.
  • Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas virtuais, endereços eletrônicos, bibliotecas etc.
  • Participar do processo de avaliação do material didático quando solicitado.
  • Auxiliar o professor de disciplina na oferta de oportunidades de aprendizagem através da plataforma (fórum, ‘chats’, construção de páginas da disciplina, formação de grupos de estudo virtuais, etc).
  • Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma.
  • Auxiliar o professor na elaboração, preparação e teste de atividades práticas presenciais.
  • Comunicar-se com os estudantes ausentes nas avaliações por e-mail / telefone, encorajando-os a recorrer à tutoria à distância / presencial como um auxílio no processo de aprendizagem.
  • Participar de encontros, atividades culturais, videoconferências e seminários presenciais programados pela coordenação do curso.
  • Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos estudantes, bem como as tarefas designadas pela Coordenação do Curso.
  • Participar da correção das avaliações tanto presenciais como a Distância bem como da elaboração de gabaritos.
  • Emitir relatórios periódicos com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas e respectivas orientações e encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos das disciplinas e respectivo material didático.

Art. 12. O NEaD deverá promover no mínimo uma capacitação semestral a todos os técnicos administrativos e docentes/tutores da Ideal.

Art. 13. Situações não contempladas neste regulamento serão resolvidas pela direção geral.

Art. 14. Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo CONSEPE.

 

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